1

Temos em Arquivo

Falares de Mirandela, um complemento do Mirandelês

“Falares de Mirandela, um complemento do Mirandelês”, da autoria de Jorge Lage, reúne em 190 páginas um significativo número vocábulos, expressões, provérbios, nomeadas, notas etnográficas e muitas fotos antigas que enriquecem a história visual da cidade de Mirandela. O livro, de capa dura e com um cuidado arranjo gráfico, foi editado pela Câmara Municipal de Mirandela.

Jorge Lage nasceu em Chelas, freguesia de Cabanelas e concelho de Mirandela em 6 de abril de 1948. Concluída a 4º classe, deixa a sua aldeia e vai estudar para o Colégio Marista dos Pousos, em Leiria, onde conclui o 5º ano em 1966. Em 1967, faz o 7º ano na cidade de Vila Real, no Colégio da Boavista.

Em 1969 conclui o Curso de Oficiais Milicianos e, em 1973, o Curso de Promoção a Capitães na Escola Prática de Infantaria em Mafra. Atinge a graduação de Coronel. Atualmente (março de 2007) é assessor do Ministério da Educação – Área de Segurança na Coordenação Educativa de Braga. É certificado pelo Conselho Científico-pedagógico como formador em segurança. Desde 1998, é Coordenador Distrital (Braga) dos Clubes da Floresta PROSEPE (Projeto de Sensibilização da População Escolar da Universidade de Coimbra), intervindo na área do ambiente. Como jornalista e investigador, colabora/colaborou regularmente na imprensa transmontana (Notícias de Mirandela, Poetas e Trovadores, Terra Quente, Mensageiro de Bragança, Notícias de Chaves e Revista UNEARTA). Profere conferências, colóquios e promove realizações culturais e ambientais.

É autor do livro “ A Castanha Saberes e Sabores”, com três edições, e do mais recente “ Castanha-Uma Dádiva dos Deuses”. Está fichado no “ Dicionário dos mais Ilustres Transmontanos e Alto Durienses”. É sócio fundador de várias associações de índole cultural, de solidariedade e gastronómica nas quais tem participado ativamente e desempenhado cargos de direção. Defensor acérrimo de Trás-os-Montes e das suas gentes, para quem “ ser transmontano é uma religião”.

Titulo: Falares de Mirandela, um complemento do Mirandelês
Autor: Jorge Lage
Editora: Edição da Câmara Municipal de Mirandela
Falares de Mirandela, um complemento do Mirandelês Reviewed by Notícias do Nordeste on domingo, outubro 24, 2010 Rating: 5

Sem comentários:

O Notícias do Nordeste informa que os comentários são sempre da exclusiva responsabilidade dos seus autores, mesmo quando feitos sob a forma de anonimato. Este é um espaço público e de partilha de ideias e opiniões. Identifique-se com o seu nome verdadeiro, mas não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada, e por favor não utilize linguagem imprópria para veicular a sua opinião. Obrigado!
Informa-se ainda que todos os comentários ofensivos feitos sobre a forma de anonimato serão removidos pelos gestores do site.

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.