1

Temos em Arquivo

Projecto de arquivo particular salva mais de 100.000 registos fotográficos antigos

É um projecto particular que teve a sua materialização no Núcleo Museológico da Fotografia do Douro Superior. Neste espaço, da iniciativa do professor Arnaldo Silva, guardam-se mais de 100.000 registos fotográficos.


Vídeo
São documentos de imagem fundamentais para o estudo da história contemporânea da região. Os registos mais antigos remontam aos primórdios da fotografia, e alguns deles estão datados de 1884.

O projecto tem sido conquistado aos poucos pela vontade e iniciativa de Arnaldo Silva que recuperou a casa de um antigo fotógrafo dentro do Centro Histórico de Torre de Moncorvo onde montou um espaço físico para guardar um antigo arquivo de imagem. A iniciativa tem sido levada a cabo sem quaisquer subsídios ou apoios institucionais.

Apesar de ser um espaço de arquivo e de divulgação da história local e regional que foi constituído sem quaisquer apoios, Arnaldo Silva considera que tal facto não é um entrave ao desenvolvimento do seu trabalho, que, faz questão de sublinhar, partilha com toda a comunidade.

O interior do espaço museológico apresenta ainda um conjunto de painéis alusivos aos movimentos populacionais, população agrícola, à cultura da amendoeira, ao gado ovino, produção de vinho, caminhos de ferro e à actividade da Ferrominas.

Projecto de arquivo particular salva mais de 100.000 registos fotográficos antigos Reviewed by Notícias do Nordeste on domingo, abril 10, 2011 Rating: 5

2 comentários:

  1. Boa noite, Professor Arnaldo Duarte Silva.Se bem que se recorda de mim, António Júlio Peixe(ofereci-lhe dois livros de minha autoria), tenho a dizer-lhe já estar de posse de mais informação na forma de fotocópias para o património do Museu de Fotografia, sobre o meu avô, António dos Santos Peixe, natural de Torre de Moncorvo, e que foi activo colaborador fotográfico da "Illustração Transmontana".Irei até aí por alturas do verão. Um abraço amigo.

    ResponderEliminar
  2. Só merece uma palavra de estimulo. É gratificante ver alguém que, sem apoios estatais, desenvolve um projecto desta envergadura. Parabéns.

    ResponderEliminar

O Notícias do Nordeste informa que os comentários são sempre da exclusiva responsabilidade dos seus autores, mesmo quando feitos sob a forma de anonimato. Este é um espaço público e de partilha de ideias e opiniões. Identifique-se com o seu nome verdadeiro, mas não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada, e por favor não utilize linguagem imprópria para veicular a sua opinião. Obrigado!
Informa-se ainda que todos os comentários ofensivos feitos sobre a forma de anonimato serão removidos pelos gestores do site.

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.