1

Temos em Arquivo

Castelos do Nordeste Transmontano

Um vídeo sobre o património arquitectónico medieval da região do Nordeste Transmontano, nomeadamente sobre os castelos de Bragança, Mogadouro, Penas Róias, Algoso, Outeiro e Carrazeda de Ansiães.

Clique na imagem para ver

Estes imóveis classificados são, entre muitas outras, as valias de uma região que deveria ter no turismo a principal estratégia para o seu desenvolvimento.

 Contudo, ainda faltam estruturas de apoio, Centros Interpretativos, organização e sobretudo consciência social e uma política cultural capaz de valorizar, promover e gerar uma mais-valia patrimonial e cultural susceptível de ter contrapartidas positivas e sustentáveis ao nível da actividade económica.

E não se pense que a responsabilidade de preservação da nossa história, da nossa memória e do nosso património é só do Estado. Evidentemente que também é do Estado, e o Estado nunca deve fugir ou alienar-se dessa responsabilidade, mas pertence também às autarquias e, sobretudo, a nós, a nós cidadãos deste país e habitantes do Nordeste Transmontano a quem cabe, de igual modo, uma grande quota-parte dessa responsabilidade cívica.

Estes imóveis classificados são, entre muitas outras, as valias de uma região que deveria ter no turismo a principal estratégia para o seu desenvolvimento.  A melhor forma de preservar o património é visitá-lo com frequência, atribuir-lhe importância, “ensiná-lo” aos nossos alunos e pensá-lo como nosso; pensá-lo e projectá-lo como o testemunho material de uma história secular de que todos somos herdeiros.


Texto e vídeo: Luis Pereira
Castelos do Nordeste Transmontano Reviewed by Notícias do Nordeste on domingo, agosto 21, 2011 Rating: 5

1 comentário:

  1. Seria interessante fazer chegar o texto e o video aos autarcas locais. Falta muita sensibilidade, relativamente ao património arquitectónico e não só...

    ResponderEliminar

O Notícias do Nordeste informa que os comentários são sempre da exclusiva responsabilidade dos seus autores, mesmo quando feitos sob a forma de anonimato. Este é um espaço público e de partilha de ideias e opiniões. Identifique-se com o seu nome verdadeiro, mas não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada, e por favor não utilize linguagem imprópria para veicular a sua opinião. Obrigado!
Informa-se ainda que todos os comentários ofensivos feitos sobre a forma de anonimato serão removidos pelos gestores do site.

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.