1

Temos em Arquivo

NOTÍCIAS DO NORDESTE

Troço ferroviário do Douro Internacional entre Fregeneda e Barca D’Alva vai ser recuperado

O Conselho Provincial de Salamanca, liderado por Javier Iglesias, anunciou na 36ª edição da Feira Internacional de Turismo (FITUR), que terminou no passado domingo em Madrid, a intenção de aquele organismo da administração regional espanhola apresentar um projecto de recuperação do troço ferroviário entre Fregeneda e Barca D’Alva para exploração turística.

Troço ferroviário do douro Internacional entre Fregeneda e Barca D’Alva vai ser recuperado. Foto: Associação Tod@via
Segundo Javier Iglesias, que já tem o apoio do director regional de turismo de Castilla y León, Javier Ramírez, este será um projecto com um enorme impacto para a província espanhola que extrema com os territórios trasnfronteiriços de Vila Nova de Foz-Côa e Figueira de Castelo Rodrigo.

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

Segundo a proposta orçamental apresentada pelos dois organismos espanhóis, a recuperação deste troço de caminho-de-ferro custará cerca de 800.000 euros.

Javier Iglesias, citado pelo jornal Noticias de Castilla y Leon, disse que este é “um compromisso firme das entidades locais para recuperar essa grande obra de engenharia civil do século XIX, como um meio para revitalizar a região e ajudar a gerar projetos capazes de terem repercussão económica junto das populações locais”.

O projeto prevê a recuperação dos 17 km do famoso troço ferroviário que possui 10 pontes e 20 túneis, de forma a criar um percurso susceptível de ser desfrutado de forma lúdica e gerar uma experiência única num ambiente marcado pela pacatez e pela excelência da paisagem.

[post_ad]
Um activo movimento de cidadãos, de que se destaca a associação Tod@via , tem vindo nos últimos tempos a reivindicar a recuperação deste troço ferroviário e todo o património a ele associado, como, por exemplo, a imponente estação de Barca D’Alva que entrou num processo de decadência e ruína que tem indignado os movimentos que pugnam pela defesa, valorização e recuperação do património ferroviário.

A concretizar-se, este projecto poderá dar complementaridade aos programas turísticos dos navios de cruzeiro que sobem o rio Douro e gerar uma nova mais valia económica para estes territórios de baixa densidade.

O troço internacional da Linha do Douro entre Fregeneda e Barca D’Alva encontra-se encerrado desde a década de 80 do Séc. XX, não tendo tido desde aí qualquer tipo de manutenção.

Troço ferroviário do Douro Internacional entre Fregeneda e Barca D’Alva vai ser recuperado Reviewed by Notícias do Nordeste on segunda-feira, janeiro 25, 2016 Rating: 5

4 comentários:

  1. O governo de Portugal devia seguir o exemplo espanhol e reconstruir o troço ferroviario Pocinho- Barca D`Alva

    ResponderEliminar
  2. Sou um apaixonado por esta região,aqui estão as minhas raízes na parte Portuguesa, a minha infância, adolescência, juventude e toda a vida, tenho orgulho da minha terra. Fico contente por esta noticia!
    Agora era importante que as Câmaras de Figueira de Castelo Rodrigo, Vila Nova de Foz Côa, Freixo de Espada à Cinta e Torre de Moncorvo se juntassem em prol da restauração do troço Barca D`Alva - Pocinho

    ResponderEliminar
  3. Tive a felicidade de no Verão passado, ter a oportunidade de fazer este percurso e posso afirmar que foi o melhor que fiz até hoje. Visitar a estação de Barca d'Alva e mesmo a de Fregeneda e ver no estado em que se encontram, não deixa ninguém indiferente. Sem dúvida uma excelente noticia. Espero voltar lá um dia.

    ResponderEliminar

O Notícias do Nordeste informa que os comentários são sempre da exclusiva responsabilidade dos seus autores, mesmo quando feitos sob a forma de anonimato. Este é um espaço público e de partilha de ideias e opiniões. Identifique-se com o seu nome verdadeiro, mas não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada, e por favor não utilize linguagem imprópria para veicular a sua opinião. Obrigado!
Informa-se ainda que todos os comentários ofensivos feitos sobre a forma de anonimato serão removidos pelos gestores do site.

Formulário de Contacto

Nome

E-mail *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.