1

Temos em Arquivo

O céu de Março de 2017

A passagem da Lua por baixo do planeta Marte sinaliza a primeira e a penúltima noite deste mês. Mas enquanto primeiro estes astros serão visíveis a meio da constelação dos Peixes, no final do mês encontrá-los-emos numa região do céu pertencente à constelação do Carneiro.

Figura 1: Céu a sudoeste ao início da noite de dia 4 com alguns objetos de destaque. Igualmente é visível a posição da Lua nos dias 1 e 30, e dos planetas Mercúrio e Marte no dia 30. (Imagem adaptada de Stellarium)
Na noite de dia quatro, véspera do quarto crescente, a Lua ocultará a estrela gamma Tauri (ou gamma Tau, a estrela gama da constelação do Touro). Esta efeméride terá lugar pouco antes das vinte e uma horas menos um quarto (hora continental), e cerca de meia hora antes nos Açores.

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

Esta ocultação irá durar aproximadamente uma hora. Nessa madrugada a Lua ainda passará ao lado de Aldebarã, uma estrela gigante que associamos ao olho da constelação do Touro. Aldebarã tem uma vez e meia a massa do Sol e 44 vezes o seu raio, mas apenas dois terços da sua temperatura à superfície (daí a sua cor alaranjada).

Na madrugada de dia 9 a Lua encontrar-se-á ao lado do aglomerado estelar da Colmeia, na constelação do Caranguejo, e ao final do dia 10 ela terá chegado até à vizinhança de Régulo, o coração da constelação do Leão.

A Lua Cheia dar-se-á no dia 12. Pouco antes das vinte e três horas e meia (hora continental) do dia 13, a Lua ocultará a estrela gamma Virginis (também chamada Porrima). Nos Açores esse evento terá lugar cerca de meia hora antes. Na noite seguinte a Lua e Júpiter serão vistos junto à estrela Espiga da constelação da Virgem.

Aquando do quarto minguante (no dia 20) a Lua situar-se-á ao lado de Saturno. O acontecimento mais importante do mês terá lugar nessa mesma manhã, altura em que o eixo de rotação terrestre ficará perpendicular à direção do Sol. Neste instante ambos hemisférios terrestres, Norte e Sul, ficarão igualmente iluminados.

Visto ser a partir deste momento que em Portugal passamos a ver o Sol acima do equador celeste, marcando o início da primavera, chamamos a esta efeméride de equinócio da primavera.

Figura 2: Céu a sul pelas 3 três horas da madrugada de dia 15. Igualmente é indicada a posição da Lua nas madrugadas de dia 11 e 20. (Imagem adaptada de Stellarium)
De notar que apesar do seu nome, no dia do equinócio o dia não tem a mesma duração que a noite (tal já terá ocorrido no dia 17). Isto deve-se a que por efeito de refração atmosférica o Sol apareça sempre ligeiramente acima da sua verdadeira posição, fazendo com que os dias sejam mais longos do que seriam caso não houvesse atmosfera.

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

Dia 23 mercúrio atinge o seu periélio, o ponto da sua órbita mais próxima do Sol. Este planeta apenas será visível ao final do dia durante a segunda metade do mês. Ao invés disso, Vénus apenas será visto como estrela da tarde até meio do mês, só voltando a reaparecer nos céus no fim do mês mas já como estrela da manhã.

Tal como definido por lei no último domingo do mês, dia 26, terá lugar a mudança da hora legal do horário de inverno para o horário de verão. Assim à uma hora da madrugada (hora continental) os relógios deverão ser adiantados sessenta minutos.

Finalmente a Lua Nova irá ocorrer na madrugada de dia 28, mas só conseguiremos ver o nosso satélite natural na noite de dia 29 já ao pé de Mercúrio.

Boas observações!

Fernando J.G. Pinheiro (CITEUC)
Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva



O céu de Março de 2017 Reviewed by Notícias do Nordeste on quinta-feira, março 02, 2017 Rating: 5

Sem comentários:

O Notícias do Nordeste informa que os comentários são sempre da exclusiva responsabilidade dos seus autores, mesmo quando feitos sob a forma de anonimato. Este é um espaço público e de partilha de ideias e opiniões. Identifique-se com o seu nome verdadeiro, mas não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada, e por favor não utilize linguagem imprópria para veicular a sua opinião. Obrigado!
Informa-se ainda que todos os comentários ofensivos feitos sobre a forma de anonimato serão removidos pelos gestores do site.

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.