1

Temos em Arquivo

Candidatura “É tempo de Mudar” preocupada com Praga da Vespa do Castanheiro no concelho de Vinhais

A candidatura “É tempo de Mudar”, remeteu no dia 23 de maio de 2017, uma missiva a sensibilizar o o Primeiro-Ministro, o Ministro da Agricultura e os deputados eleitos pelo Circulo eleitoral de Bragança, para as consequências nefastas que esta praga está a tomar território e nomeadamente no concelho de Vinhais.

Candidatura “É tempo de Mudar” preocupada com Praga da Vespa do Castanheiro no concelho de Vinhais
As duas comissões políticas que se uniram numa candidatura comum às próximas eleições autárquicas no concelho de Vinhais, fazem agora da castanha uma das sua principais preocupações, uma vez que, afirmam, “a castanha é a maior riqueza e ativo do concelho de Vinhais, gerando um valor anual estimado entre os 15 e 20 milhões de euros, tornando-se assim no produto agrícola mais importante e valioso no concelho de Vinhais e na região”.

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

Sendo o concelho de Vinhais um dos maiores produtores do país a nível da castanha e atendendo ainda ao facto do rendimento proveniente da sua comercialização ser para muitas famílias imprescindível para a sua sobrevivência, “o alastrar da vespa do castanheiro está a deixar muitos produtores numa situação de verdadeiro desespero”.

As comissões políticas do PSD e do CDS- PP de Vinhais consideram que “as perdas na produção causadas por este inseto podem ser superiores a 80% da produção anual de castanha, o que já aconteceu noutros países, um cenário destes no concelho de Vinhais seria catastrófico”, sublinham.

Foi por esse motivo, e tendo em consideração a gravidade e profundidade que esta praga já atingiu, que os dois partidos julgam “justificar-se que o governo português tome uma posição, avaliando numa primeira a fase a dimensão dos danos causados, ponderando, através dos serviços técnicos do ministério da agricultura, a utilização de medidas profiláticas e decretando o estado de calamidade pública, para desta forma ser possível compensar os produtores de castanha através da concessão de apoios financeiros”.

“Consideramos ser esta a melhor forma de salvaguardar a economia do concelho e da região e evitar maiores prejuízos para os produtores deste que é o verdadeiro ouro da terra fria transmontana” afirmam as comissões políticas do PSD e do CDS-PP de Vinhais em comunicado de imprensa.

Candidatura “É tempo de Mudar” preocupada com Praga da Vespa do Castanheiro no concelho de Vinhais Reviewed by Notícias do Nordeste on quarta-feira, maio 24, 2017 Rating: 5

Sem comentários:

O Notícias do Nordeste informa que os comentários são sempre da exclusiva responsabilidade dos seus autores, mesmo quando feitos sob a forma de anonimato. Este é um espaço público e de partilha de ideias e opiniões. Identifique-se com o seu nome verdadeiro, mas não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada, e por favor não utilize linguagem imprópria para veicular a sua opinião. Obrigado!
Informa-se ainda que todos os comentários ofensivos feitos sobre a forma de anonimato serão removidos pelos gestores do site.

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.