1

Temos em Arquivo

Peso da Régua recebe Jornadas Nacionais sobre a Doença VIH

Peso da Régua recebe nos próximos dias 16 e 17 de junho as XVIII Jornadas Nacionais do Núcleo de Estudos sobre a Doença VIH, da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI).

Portugal regista menos casos novos de infeção pelo VIH, menos mortes na sequência da doença, no entanto, um número ainda muito elevado de diagnósticos tardios. Quem o afirma é Telo Faria, presidente das XVIII Jornadas Nacionais do Núcleo de Estudos sobre a Doença VIH, da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), que reúne especialistas sobre o tema em dois dias de trabalho.

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

Em 2016 atingiu-se o número mais baixo de novos casos de Infeção VIH desde 2000: 841 casos. Mas do universo dos 841 novos doentes, 665 casos em que se dispõe do valor dos Linfócitos TCD4, 56% apresentavam valor inferior a 350 cell/mm3, reunindo os critérios de Diagnóstico Tardio. Temos assim, ainda um valor elevado, acima da média europeia. É necessário diagnosticar de um modo célere e vinculá-los aos cuidados de saúde”. Assim, sublinha o especialista, "um dos objetivos para 2017 é aumentar em 15% o número de testes rápidos de VIH realizados nos Centros de Aconselhamento e Deteção Precoce da Infeção pelo VIH/SIDA (CADs), nos Centros de Saúde e nas estruturas de base comunitária”.

Por outro lado, tal como a diabetes ou a hipertensão, também a infeção pelo VIH já pode ser considerada uma doença crónica. No entanto, há diferenças importantes entre estas doenças. “Se um doente hipertenso não tomar a terapêutica durante um ou dois dias nada acontece, o que já não se verifica no caso do VIH. Aqui, se o doente suspender a terapêutica, a carga viral deverá ressurgir em pouco tempo, voltando assim a um estadio de destruição celular e aumento da contagiosidade”, explica José António Malhado, especialista de Medicina Interna, que vai presidir ao debate ‘Doença VIH como modelo de gestão de doença crónica’.

Estes e outros temas estarão em debate durante dois dias em Peso da Régua.

Peso da Régua recebe Jornadas Nacionais sobre a Doença VIH Reviewed by Notícias do Nordeste on quinta-feira, junho 15, 2017 Rating: 5

Sem comentários:

O Notícias do Nordeste informa que os comentários são sempre da exclusiva responsabilidade dos seus autores, mesmo quando feitos sob a forma de anonimato. Este é um espaço público e de partilha de ideias e opiniões. Identifique-se com o seu nome verdadeiro, mas não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada, e por favor não utilize linguagem imprópria para veicular a sua opinião. Obrigado!
Informa-se ainda que todos os comentários ofensivos feitos sobre a forma de anonimato serão removidos pelos gestores do site.

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.