1

Temos em Arquivo

Mais uma vitória para Portugal

|Hélio Bernardo Lopes|
Aí está mais uma vitória para Portugal no plano internacional. Também uma vitória do Ministro das Finanças da República Portuguesa, Mário Centeno. Uma vitória que teve na classe política portuguesa, como em boa parte da nossa classe jornalística, uma autêntica oposição antes de consumada, desde que o Ministro das Finanças da Alemanha se determinou a cognominar Mário Centeno de CR 7 do EUROGRUPO.

E tinha toda a razão. Foi muito interessante constatar o modo tardio como o CDS/PP se pronunciou sobre tal tema. Compreende-se que fosse difícil fazê-lo, mas a verdade é que cheguei a pensar que tal não viesse a acontecer, tudo se ficando por alguma referência de passagem, num qualquer corredor da Assembleia da República.

Depois, o PSD. Bom, caro leitor ficará para a História da III República a inenarrável, tentativa de hierarquização dos cargos internacionais operada por Duarte Pacheco!! Consigo imaginar o choque de se perceber que, afinal, o obreiro da recuperação financeira de Portugal, base para o relançamento económico que se tem visto, bem como tudo o resto, acabava de chegar à liderança do EUROGRUPO, apoiado por socialistas e muitos outros da Direita europeia. E consigo almejar esta realidade por saber como é mato a inveja em Portugal e por ter podido ver, ao vivo, a tentativa da nossa Direita – PPD/PSD e CDS/PP – destruir tudo o que a Revolução de 25 de Abril trouxe aos portugueses em matéria de Estado Social.

A seguir, as infelizes palavras do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, deitando mão de completamente inúteis e irreais considerações sobre o futuro da ação política de Mário Centeno como Ministro das Finanças, bem como do próprio grau de responsabilidade política do Governo, assim como se o Primeiro-Ministro António Costa pudesse deixar-.se levar em aventuras!!! E será que haverá ainda algum ingénuo que acredite na isenção partidária do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa no âmbito da sua ação política no dia-a-dia?!

Um pouco mais, e logo nos surgiram bloquistas e comunistas. Têm razão, mas a verdade é que as coisas são como são. E se é verdade que um general não faz um exército, também o é que a chegada de Mathew Ridgway operou, com os mesmos militares, uma mudança de um ângulo raso na Guerra da Coreia. Mesmo não fazendo um exército, pode deixar-lhe uma marca sua e forte, que forneça aos historiadores diversos pontos positivos de análise.

Mais um saltinho, e eis a generalidade dos analistas e comentadores televisivos: uma cabalíssima ausência de satisfação com este resultado histórico para Portugal. Ou por uma razão, ou por outra, ou por qualquer motivo não explicitado, a verdade que os analistas e comentadores portugueses das nossas televisões fornecem a um bom escritor a base para uma obra ao estilo d’O TRIUNFO DO BASTARDO, embora, como se poderá depreender, na sua perspetiva cómica. E se ela é cómica!

Por fim, os candidatos à liderança do PPD/PSD: a variação entre um real próximo de zero – Pedro Santana Lopes –, pela direita, até um suficiente mais – Rui Rio. Se Pedro Santana Lopes disse o imprescindível e seguiu em frente – cinco segundos?...–, Rui Rio referiu que este prémio é o culminar da ação do anterior Governo!!! Isto, caro leitor, depois de ter dito que a ação do Governo de António Costa, para lá de globalmente má – é o momento da principal gargalhada –, tinha também nas Finanças e na Economia dois exemplos a não seguir. Bom, a União Europeia não pensou deste modo, o que determinou que Rui Rio, para lá de enaltecer Mário Centeno, tenha também salientado que tudo vem já do Governo de Passos e Portas!!!

Portugal está de parabéns, mas há desde ontem muita gente com um desenvolvimento rápido de úlceras estomacais. Ou mesmo de outras maleitas bem piores. E como é sempre melhor prevenir que remediar, talvez tomar mais uma vacina contra a gripe, porque uma pode não chegar para o novo vírus-Diabo que deverá estar para chegar. Um tema a investigar pela nossa mui qualificada escola de Pneumologia. E já agora: os meus parabéns para Mário Centeno e para o próprio Governo de António Costa, porque lá por fora procura aprender-se com quem sabe e é capaz de realizar.

Mais uma vitória para Portugal Reviewed by Notícias do Nordeste on quarta-feira, dezembro 06, 2017 Rating: 5

Sem comentários:

O Notícias do Nordeste informa que os comentários são sempre da exclusiva responsabilidade dos seus autores, mesmo quando feitos sob a forma de anonimato. Este é um espaço público e de partilha de ideias e opiniões. Identifique-se com o seu nome verdadeiro, mas não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada, e por favor não utilize linguagem imprópria para veicular a sua opinião. Obrigado!
Informa-se ainda que todos os comentários ofensivos feitos sobre a forma de anonimato serão removidos pelos gestores do site.

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.