1

Temos em Arquivo

Não ter nada para propor

|Hélio Bernardo Lopes|
Objetivamente, o PPD/PSD mostra-se completamente incapaz de propor um programa de ação política que conceda aos portugueses um futuro de maior segurança e de humano bem estar. Quando falam os seus dirigentes o que se ouve são referências a casos de tipo meramente circunstancial, assim como se estes lhes passassem, inesperadamente, pela frente, achando talvez valer a pena pegar nelas a ver se pega.

Neste contexto do dia-a-dia da vida política da nossa oposição os casos dos mais recentes incêndios florestais, que também já atingiram perímetros urbanos, tornaram-se num alfobre ferozmente explorado pelos partidos da oposição de Direita, também agarrados agora, com unhas e dentes, à mais breve palavra do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa. Infelizmente, e como facilmente se poderia prever, o Presidente da República anda muito longe de evitar este tipo de aproveitamentos político-partidários.

Acontece que Portugal e os portugueses não vivem isolados neste mundo terreno. Diariamente, até por vezes diversas, chegam-nos notícias dos mais diversos lugares do mundo. Um desses lugares, no presente momento – é a repetição de acontecimentos com um ou dois meses –, é a Califórnia. Desta vez, a Califórnia surge-nos por via dos incêndios...florestais. E, ao que se vai noticiando, o fogo parece estar a chegar, perigosamente, ao perímetro urbano de Los Angeles. Tudo isto ao mesmo que os bombeiros se queixam da falta de meios aéreos e da velocidade e das rajadas do vento. É caso para que nos interroguemos: onde é que nós já vimos isto?...

Em contrapartida, este caso mostra uma importante diferença em relação com ao caso dos nossos incêndios recentes: não existem comissões de inquérito, nem académicos dando palpites sobre tudo e umas botas mais, e muito menos governantes a serem mudados como consequência de um fenómeno recorrente e desde há muito. Como em Portugal.

Sendo a realidade global destes fogos californianos distante da nossa recente, a verdade é que se vive ali uma autêntica calamidade em cidades diversas, com centenas de milhares de pessoas a terem de deixar as suas casas. As imagens mostram, de um modo indubitável, a relação David-Golias que opõe o fogo aos que o querem fazer parar. E, com Trump ou com Obama, é completamente inimaginável vê-los andar pelos centros de comando e controlo a acompanhar tudo o que se passa, muito menos enviando recados políticos para o Governador ou para os restantes eleitos na Califórnia.

Será um passo de gigante se o PPD/PSD e o CDS/PP se determinarem a ver a diferença entre este caso o que se vem traduzindo no seu comportamento político de oportunidade. E já agora, tendo presente que o tenente-general Mourato Nunes é alguém com todas as qualidades para presidir à Autoridade Nacional de Proteção Civil, não seria um excelente ideia complementar esta situação com a nomeação do prestigiado académico, Domingos Xavier Viegas, para novo comandante nacional operacional daquela autoridade? O que pensa o leitor?

Não ter nada para propor Reviewed by Notícias do Nordeste on quinta-feira, dezembro 14, 2017 Rating: 5

Sem comentários:

O Notícias do Nordeste informa que os comentários são sempre da exclusiva responsabilidade dos seus autores, mesmo quando feitos sob a forma de anonimato. Este é um espaço público e de partilha de ideias e opiniões. Identifique-se com o seu nome verdadeiro, mas não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada, e por favor não utilize linguagem imprópria para veicular a sua opinião. Obrigado!
Informa-se ainda que todos os comentários ofensivos feitos sobre a forma de anonimato serão removidos pelos gestores do site.

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.