1

Temos em Arquivo

Conselho Intermunicipal da CIM Terras de Trás-os-Montes reunido em Alfândega da Fé Saúde e reabilitação urbana em destaque

A Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes –CIM-TTM pretende rever o protocolo celebrados entre os municípios e o Ministério da Saúde, em 2007. Em causa está a possibilidade o alargar o horário de funcionamento dos Centros de Saúde em períodos como o verão e épocas festivas, reforçando a capacidade de resposta dos serviços prestados. A posição foi tomada na última reunião do Conselho Intermunicipal, que decorreu no dia 10 de janeiro, em Alfândega da Fé.

Conselho Intermunicipal da CIM Terras de Trás-os-Montes reunido em Alfândega da Fé Saúde e reabilitação urbana em destaque  
Num território marcado pela emigração e migração e que tem verificado um acréscimo no número de turistas estas épocas traduzem-se num aumento da população em permanência na região. Facto que, de acordo com o Conselho Intermunicipal da CIM-TTM, justifica o reforço da capacidade de resposta dos cuidados de saúde primários, com o alargamento do horário de atendimento. Esta posição já foi transmitida ao presidente do Conselho de Administração da ULSNE Nordeste, que esteve presente na reunião.

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

A CIM-TTM entende a qualidade e adequação das respostas na área da saúde como um fator chave no que respeita à qualidade de vida e ao próprio desenvolvimento do território. Daí que a atribuição de 65 novas camas de cuidados à região tenha estado também em análise nesta reunião. O Conselho Intermunicipal, composto pelos 9 Presidentes de Câmara dos municípios que integram CIM-TTM, congratulou-se com o aumento e consequente melhoria da resposta neste campo. Esta medida vai ao encontro das reivindicações da CIM-TTM, mas ainda não cobre todas as necessidades existentes. A CIM-TTM vai continuar atenta e a reivindicar a ampliação das respostas neste campo, atendendo também à necessidade de acautelar a sustentabilidade das Unidades de Cuidados Continuados existentes no território.

Recorde-se que, no âmbito da atribuição das novas camas, as Santas Casas da Misericórdia de Bragança e Mirandela já celebraram os contratos com o Ministério da Saúde/Administração Regional de Saúde do Norte e Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social para a instalação de 15 e 12 camas nas Unidades de Média Duração e Reabilitação, respetivamente. Em breve deverá ser celebrado o contrato com a Santa Casa da Misericórdia de Vinhais, para 20 camas na Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração e Manutenção. Também na ULSNE vão ser criadas 18 camas.

IFRRU no território –Instrumento apoia a reabilitação de edifícios inseridos nas áreas de Reabilitação Urbana

Nesta reunião foi também feita uma apresentação do IFRRU 2020 -Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas-. A convite da CIM-TTM, Dina Ferreira, da Estrutura de Missão do IFRRU, apresentou este programa e reforçou a importância do envolvimento direto dos municípios na sua operacionalização. O IFRRU visa apoiar a reabilitação/conservação de edifícios dentro das áreas de reabilitação urbana (ARU). A CIM-TTM considera que este programa se assume como um instrumento de grande importância para a revitalização e dinamização destas áreas e da própria economia do território.

Trata-se de um instrumento destinado a pessoas singulares ou pessoas coletivas privadas e públicas, que disponibiliza empréstimos em condições mais favoráveis face às existentes no mercado para a reabilitação integral de edifícios, destinados a habitação ou a outras atividades, incluindo as soluções integradas de eficiência energética mais adequadas no âmbito dessa reabilitação.

O IFRRU 2020 reúne diversas fontes de financiamento, quer fundos europeus do PORTUGAL 2020, quer fundos provenientes de outras entidades como o Banco Europeu de Investimento e o Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa, conjugando-os com fundos da banca comercial.

Neste momento as candidaturas já estão a decorrer. As Câmaras Municipais assumem-se como um parceiro ativo e facilitador em todo o processo. Em cada Município da CIM-TTM existe um interlocutor dedicado ao IFRRU 2020. Quem estiver interessado em beneficiar deste programa deverá entrar em contacto com a Câmara Municipal da sua área de residência. Todas as informações estão também disponíveis neste endereço.
Conselho Intermunicipal da CIM Terras de Trás-os-Montes reunido em Alfândega da Fé Saúde e reabilitação urbana em destaque Reviewed by Notícias do Nordeste on sexta-feira, janeiro 12, 2018 Rating: 5

Sem comentários:

O Notícias do Nordeste informa que os comentários são sempre da exclusiva responsabilidade dos seus autores, mesmo quando feitos sob a forma de anonimato. Este é um espaço público e de partilha de ideias e opiniões. Identifique-se com o seu nome verdadeiro, mas não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada, e por favor não utilize linguagem imprópria para veicular a sua opinião. Obrigado!
Informa-se ainda que todos os comentários ofensivos feitos sobre a forma de anonimato serão removidos pelos gestores do site.

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.