1

Temos em Arquivo

“Anquanto la Lhéngua fur Cantada” filme de João Botelho estreia dia 5 de Março em Miranda do Douro

O realizador João Botelho rodou um documentário sobre o mirandês e a música tradicional da região de Miranda do Douro em "Anquanto la lhéngua fur cantada", que se estreia a 05 de março naquela localidade transmontana.

De acordo com a produtora Ar de Filmes, "Anquanto la lhéngua fur cantada" será exibido no dia 05, no auditório municipal de Miranda do Douro e, no dia seguinte, na Casa da Música, no Porto.

João Botelho andou por montes e vales de Miranda do Douro com a atriz Catarina Wallenstein, o músico Gabriel Gomes e um burro mirandês para filmar a "riqueza inigualável", as polifonias e a tradição musical da região, refere a sinopse.

Catarina Wallenstein canta músicas tradicionais do planalto mirandês adaptadas pelo acordeonista Gabriel Gomes, mas no filme participam ainda as cantadeiras Beatriz Martins e Adélia Garcia, tendo esta já gravado para Michel Giacometti e Tiago Pereira em recolhas musicais.

O Grupo de Pauliteiros de Miranda -- Fonte de Aldeia, o Grupo de Cantares Almas de Sendim e os Galandum Galundaina também entram no filme.

"Anquanto la lhéngua fur cantada", com cerca de 50 minutos, resultou de uma encomenda da Direcção Regional de Cultura do Norte e é dedicado a Amadeu Ferreira, considerado um dos maiores divulgadores da língua mirandesa.

Segundo o realizador, João Botelho “Anquanto la Lhéngua fur Cantada, este povo não morre. Lembro-me quando era criança, de romances cantados de porta em porta por uma mulher com voz de falsete, acompanhado por um homem de acordeão, que ganhavam a vida vendendo histórias impressa em papéis coloridos”.

O realizador acrescentou ainda que “ o planalto de Miranda, único em língua e rico em gente, geografia e tradições que vêm do início dos tempos, tem uma riqueza musical inigualável”,  “Anquanto la Lhéngua fur Cantada”é um filme para ver no próximo dia 5 de Março, às 21.30 horas, no Auditório Municipal de Miranda do Douro.
“Anquanto la Lhéngua fur Cantada” filme de João Botelho estreia dia 5 de Março em Miranda do Douro Reviewed by Notícias do Nordeste on domingo, fevereiro 26, 2012 Rating: 5

Sem comentários:

O Notícias do Nordeste informa que os comentários são sempre da exclusiva responsabilidade dos seus autores, mesmo quando feitos sob a forma de anonimato. Este é um espaço público e de partilha de ideias e opiniões. Identifique-se com o seu nome verdadeiro, mas não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada, e por favor não utilize linguagem imprópria para veicular a sua opinião. Obrigado!
Informa-se ainda que todos os comentários ofensivos feitos sobre a forma de anonimato serão removidos pelos gestores do site.

Noticias do Nordeste © 2005 - 2018 | Registo ERC:125301
Periodicidade: Diário | Diretor: Luis Pereira | Ficha Técnica|Estatuto Editorial

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.