1

Temos em Arquivo

Debate sobre a saúde defendeu permanência do helicóptero do INEM em Macedo de Cavaleiros

O auditório da Associação Comercial e Industrial de Macedo de Cavaleiros recebeu no passado sábado um painel de oradores que vieram a esta cidade nordestina debater o estado da saúde na região. Manuel Pizarro, ex secretário de estado da saúde e Mota Andrade, líder da Federação do PS de Bragança e deputado pelo distrito de Bragança, foram os intervenientes que marcaram politicamente esta iniciativa.

Ouça na íntegra a sintese sobre o debate feita por Pedro Mascarenhas
Se o PS vencer as legislativas, o helicóptero do INEM vai manter-se em Macedo de Cavaleiros, garantiu Manuel Pizarro e acusou o actual governo de ter “uma posição de enorme hipocrisia” sobre esta matéria.

Por seu lado Mota Andrade, também vice-presidente da bancada parlamentar do PS, considerou, durante a sua intervenção, que nos últimos quatro anos, ao longo da vigência do governo liderado pela coligação PSD/CDS, houve um claro desinvestimento na área da saúde o que se reflectiu, referiu o socialista, no encerramento de algumas valências e num desinvestimento infra-estrutural ao nível dos equipamentos.

Pedro Mascarenhas, líder da Comissão Política do Partido Socialista de Macedo de Cavaleiro e anfitrião destas jornadas, sintetizou para o Notícias do Nordeste as questões abordadas durante este debate público. A realização de um debate sobre a sáude nesta localidade deveu-se ao facto de “nos últimos anos Macedo ter sido palco de várias lutas pelos cuidados de saúde no nosso distrito e a principal luta tem sido pela permanência do helicóptero”, referiu o dirigente do PS.

"A luta só terminará quando o helicóptero estiver cá por decisão política". Ouça aqui as declarações de Pedro Mascarenhas
Pedro Mascarenhas recordou que apesar dos tribunais terem dado razão às aspirações das populações locais no que diz respeito à permanência do helicóptero em Macedo de Cavaleiros, o INEM recorreu da sentença. “Ora se o INEM recorre da sentença continua a haver a intenção de nos tirarem o helicóptero de Macedo e do distrito de Bragança para o colocar em Vila Real”, por isso, afirma Pedro Mascarenhas, “ a luta só terminará quando o helicóptero estiver cá por decisão política”.

É nesse sentido que o PS local enfatiza as afirmações de Manuel Pizarro. “ A única garantia que o Dr. Manuel Pizarro nos deu, ou no qual se comprometeu foi com a manutenção do helicóptero. Se o Partido socialista for governo o helicóptero não sai e essa é uma opção técnica e política assumida”.

[post_ad]
Em debate esteve também a actual situação da ULS e a concordância generalizada de que “não podemos ter tudo em todo o lado”, tendo que haver a necessidade de uma avaliação das diferentes valências para que as mesmas possam servir a população da melhor forma possível, sendo certo que a reorganização da prestação dos cuidados de saúde terá que ser efectuada em função de uma análise criteriosa da distância tempo em que os utentes dos diversos concelhos do distrito se encontram relativamente aos diferentes três hospitais que integram a ULS.

Pedro Mascarenha disse ainda, em forma de síntese sobre as questões suscitadas por este debate, que a “área que mais carece de centralidade e de proximidade das populações é a saúde e eu acho que Macedo de Cavaleiros vai ser sempre o local mais central e é a Macedo que as pessoas chegam com mais rapidez de todos os pontos do distrito”, salientou.
Debate sobre a saúde defendeu permanência do helicóptero do INEM em Macedo de Cavaleiros Reviewed by Notícias do Nordeste on terça-feira, junho 16, 2015 Rating: 5

Sem comentários:

O Notícias do Nordeste informa que os comentários são sempre da exclusiva responsabilidade dos seus autores, mesmo quando feitos sob a forma de anonimato. Este é um espaço público e de partilha de ideias e opiniões. Identifique-se com o seu nome verdadeiro, mas não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada, e por favor não utilize linguagem imprópria para veicular a sua opinião. Obrigado!
Informa-se ainda que todos os comentários ofensivos feitos sobre a forma de anonimato serão removidos pelos gestores do site.

Noticias do Nordeste © 2005 - 2018 | Registo ERC:125301
Periodicidade: Diário | Diretor: Luis Pereira | Ficha Técnica|Estatuto Editorial

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.