1

Temos em Arquivo

Comemoração do Centenário de Armando Martins Janeira

A Câmara Municipal de Torre de Moncorvo assinala no dia 25 de Julho o centenário de Armando Martins Janeira, escritor e diplomata natural da aldeia de Felgueiras, concelho de Torre de Moncorvo.

Armando Martins Janeira
Do programa faz parte a deposição de flores no busto de Armando Martins Janeira, pelas 22h30 no Largo da Corredoura, seguida do descerramento de uma placa em Felgueiras. Durante a tarde será inaugurada a exposição “Portugal e o Japão: Armando Martins Janeira e Wenceslau de Moraes, duas personalidades humanas diferentes”, que contará com uma teatralização do Grupo Alma de Ferro Teatro. Às 16h30 tem lugar a mesa redonda “ Armando Martins Janeira. Vida e Obra”, que contará com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves, da Embaixatriz Ingrid Bloser Martins, do Embaixador da Argentina, Jorge Arguello, de Beatriz Martins, de Ramiro Salgado e de António Júlio Andrade.

Segue-se uma visita ao espólio de Armando Martins Janeira que está à guarda do Centro de Memória de Torre de Moncorvo. Às 21h00, tem lugar um espetáculo de Carlos Guilherme e a Orquestra do Norte, na Igreja Matriz de Torre de Moncorvo.

[post_ad]
Armando Martins Janeira, é um ilustre moncorvense que se distinguiu no Japão como diplomata de 1952 e 1955 e de 1964 a 1971. Na parte literária destaque para os estudos comparativos sobre o Oriente e o Ocidente, que são os marcos maiores da sua obra.

Publica a sua primeira obra em 1947, “Três Poetas Europeus”, e até 1985, data da publicação do seu último livro, “Japão, a Construção de Um País Moderno”, Janeira, a par da sua carreira diplomática, demonstra uma capacidade criativa e crítica extraordinária, chegando a publicar no mesmo ano mais do que um trabalho.

Nota de Imprensa da Câmara Municipla de Torre de Moncorvo (Luciana Raimundo)
Comemoração do Centenário de Armando Martins Janeira Reviewed by Notícias do Nordeste on segunda-feira, julho 20, 2015 Rating: 5

Sem comentários:

O Notícias do Nordeste informa que os comentários são sempre da exclusiva responsabilidade dos seus autores, mesmo quando feitos sob a forma de anonimato. Este é um espaço público e de partilha de ideias e opiniões. Identifique-se com o seu nome verdadeiro, mas não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada, e por favor não utilize linguagem imprópria para veicular a sua opinião. Obrigado!
Informa-se ainda que todos os comentários ofensivos feitos sob a forma de anonimato serão removidos pelos gestores do site.

Noticias do Nordeste © 2005 - 2018 | Registo ERC:125301
Periodicidade: Diário | Diretor: Luis Pereira | Ficha Técnica|Estatuto Editorial

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.