1

Temos em Arquivo

Leandro Vale vai ser homenageado em Torre de Moncorvo

Leandro Vale, o encenador, actor, escritor e dramaturgo que dedicou parte da sua vida à descentralização e incentivo da arte do teatro na região do Nordeste Transmontano, vai ser homenageado em Torre de Moncorvo no próximo dia 24 de abril. A homenagem contempla o lançamento de um livro e um espectáculo de música e de marionetas no Cine Teatro de Torre de Moncorvo. [artigo com áudio ]

Adicionar legenda
A iniciativa decorrerá no próximo dia 24 de Abril e tem início às 21h30, com a apresentação do livro “Leandro Vale em Movimento – (2ºacto: amigos nos camarins) ”, seguido da exibição da peça de marionetas da autoria de Leandro Vale “Uma Nova Maneira de Contar Abril”, interpretada pelo Grupo de Teatro Nova Morada.

Carlos d’Abreu fala-nos, em depoimento gravado para o Notícias do Nordeste, desta homenagem a Leandro Vale
A cerimónia contará ainda com a exibição da curta-metragem “Aqui Jaz a Minha Casa” realizado por Rui Pilão, que tem como actor Leandro Vale, leitura de poemas, animação musical com um Gaiteiro, o flautista José Luís Ferreira e cantautor Carlos Pedro.

A obra “ Leandro Vale em Movimento” é apresentada pelo coordenador, Carlos d’Abreu, e tem a participação de 62 autores.

A iniciativa conta com o apoio e a colaboração do município de Torre de Moncorvo e da associação transfronteiriça Ribacvdana.

Nota biográfica de Leandro Vale
Leandro Vale foi um resistente que colocava em tudo o que fazia a sua marca de militante de esquerda. Ligado ao Partido Comunista, o artista foi um dos grandes impulsionadores das artes cénicas na região de Trás-o-Montes, tendo escolhido primeiro Bragança e depois Torre de Moncorvo, onde viveu até perto dos seus últimos dias.

PUB
Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

Leandro Vale nasceu em Travanca de Lagos, concelho de Oliveira do Hospital a 18 de Agosto de 1940. Formado pelo Conservatório de Lisboa, dedicou toda a sua carreira à promoção da actividade teatral fora dos grandes centros urbanos. Foi um dos Fundadores do CITAC (Circulo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra) em 1955 e trabalhou durante vários anos no Teatro Experimental do Porto.

Para a televisão manteve ao longo de meio ano um programa semanal na RTP Açores. Além do teatro trabalhou também como jornalista e radialista e no cinema participou na longa-metragem “Sombra dos Abutres” do realizador Leonel Vieira.

[post_ad]
Escreveu 180 peças de teatro, das quais 102 chegaram a ser representadas.

Nos últimos anos da sua vida estabeleceu uma relação artística com Cuba que considerava como a sua segunda pátria. Nesse âmbito desenvolveu alguma actividade cultural neste país , tendo estado presente no Festival Internacional de Teatro de Havana, dirigindo uma companhia de Holguin, a segunda cidade de Cuba, o Trevol Teatro, num texto de sua autoria intitulado “La Obscuridad Transparente”, baseado no julgamento dos 5 de Miami, um trabalho encomendado pelo Ministério Cultural Cubano.

Leandro Vale foi ainda o responsável por uma missão portuguesa no mais importante certame cultural da América Latina.

O actor e encenador que dedicou parte da sua carreira à dinamização e ao fomento da atividade teatral no Nordeste Transmontano morreu a 2 de Abril de 2015.

Leandro Vale vai ser homenageado em Torre de Moncorvo Reviewed by Notícias do Nordeste on sexta-feira, abril 22, 2016 Rating: 5

Sem comentários:

O Notícias do Nordeste informa que os comentários são sempre da exclusiva responsabilidade dos seus autores, mesmo quando feitos sob a forma de anonimato. Este é um espaço público e de partilha de ideias e opiniões. Identifique-se com o seu nome verdadeiro, mas não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada, e por favor não utilize linguagem imprópria para veicular a sua opinião. Obrigado!
Informa-se ainda que todos os comentários ofensivos feitos sobre a forma de anonimato serão removidos pelos gestores do site.

Noticias do Nordeste © 2005 - 2018 | Registo ERC:125301
Periodicidade: Diário | Diretor: Luis Pereira | Ficha Técnica|Estatuto Editorial

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.