Ambientalistas retiram-se da Comissão de Acompanhamento Ambiental da barragem de Foz Tua
![]() |
Ambientalistas retiram-se da Comissão de Acompanhamento Ambiental da barragem de Foz Tua |
O encontro não contará com a presença do GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente, nem da Plataforma Salvar o Tua, coletivos indicados pela CPADA, em representação das Organizações Não Governamentais de Ambiente (ONGA), naquele fórum.
O enchimento da albufeira da barragem do Tua de forma ilegal foi a gota de água que fez transbordar o copo dos ambientalistas. Em comunicado, dirigido à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, estrutura pública que preside à CAA – AHFT, justificam: “A Comissão e a sua coordenação não tem zelado pelo cumprimento da sua missão. O enchimento da albufeira antes de autorizado é o exemplo mais flagrante. Este ato, comprovadamente ilegal e não autorizado foi, surpreendentemente, apadrinhado pelas autoridades competentes, com destaque para a Agência Portuguesa do Ambiente”.
As ONGAs queixam-se de “envio tardio de documentos para análise”, “atrasos na resposta a pedidos de esclarecimento”, “adiamento de reuniões em fases críticas das obras da barragem” e, por parte de alguns membros, o “desprezo pelo interesse público” e a “negligência” de certas entidades com “responsabilidades na fiscalização do empreendimento”.
Na mesma missiva, as associações declaram que apenas voltarão à CAA-AHFT quando “a coordenação e as autoridades competentes obrigarem ao devido cumprimento das medidas de minimização e compensação”.
Como sinal de boa fé, exigem “o esvaziamento da albufeira de Foz Tua e a suspensão do desenvolvimento do projeto de mobilidade até que o respetivo Projeto de Execução seja devidamente apresentado e aprovado na CAA, em cumprimento das exigências da Declaração de Impacte Ambiental”.

Sem comentários:
O Notícias do Nordeste informa que os comentários são sempre da exclusiva responsabilidade dos seus autores, mesmo quando feitos sob a forma de anonimato. Este é um espaço público e de partilha de ideias e opiniões. Identifique-se com o seu nome verdadeiro, mas não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada, e por favor não utilize linguagem imprópria para veicular a sua opinião. Obrigado!
Informa-se ainda que todos os comentários ofensivos feitos sob a forma de anonimato serão removidos pelos gestores do site.