1

Temos em Arquivo

Filandorra no "Palco" da Horta Escolar

A Filandorra – Teatro do Nordeste “arranca” amanhã com a Semana da Criança, uma iniciativa anual desenvolvida por esta Companhia Profissional de Teatro por toda a região do Interior Norte, em parceria com os Municípios com os quais desenvolve Protocolos de Formação, com uma programação especificamente destinada às crianças, e que este ano contempla uma “viagem” pelos contos tradicionais da Literatura infanto-juvenil com o espectáculo A Avó Leituras e o baú das histórias, e a revisita ao texto de António Mota, Grilo Verde.

Filandorra no "Palco" da Horta Escolar
A iniciativa inicia em Valpaços, com todas as crianças que frequentam o pré-escolar e 1º ciclo de Valpaços a “viajar” pelos mais belos contos tradicionais com a ajuda do Pinóquio, Fada Azul, Soldadinho de Chumbo, Bailarina de Papel, Madrasta da Branca de Neve e a avó do Capuchinho Vermelho.

Os espectáculos vão ter lugar na Cooperativa de Olivicultores, com sessões agendadas para as 10h00 e 11h30, e na Sede da Banda de Carrazedo de Montenegro pelas 14h30, abrangendo cerca de 460 crianças. Na quinta-feira A Avó Leituras e o baú das histórias é o espectáculo de abertura da 18ª edição da Feira do Livro de Montalegre e conta com a presença de toda as crianças que frequentam o pré-escolar e 1º ciclo deste concelho barrosão no Auditório do Pavilhão Multiusos pelas 14h00.

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

O programa da Semana da Criança inclui ainda a “revisita” pela Companhia a um dos textos mais emblemáticos do seu reportório infantil da autoria do escritor de referência da literatura infanto-juvenil, Grilo Verde de António Mota.

Este espectáculo da Filandorra que no palco convencional do teatro recupera os conceitos da horta e do verde, num forte apelo à natureza vai agora ter uma representação muito especial, a ser feita em cenário real, na horta escolar biológica da EB do Prado, na aldeia de Ferreiros em Vila Real, que em 2016 foi distinguida com 1º lugar na quarta edição do concurso de Hortas Escolares, promovido pela AGROBIO – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica e a ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa.

Trata-se de uma experiência diferente para a Filandorra e para os alunos desta Escola, tendo em conta o mote do espectáculo que conta a história de um grilo espantoso que vive numa horta onde só existem grilos pretos e a oportunidade para as crianças verem a “sua” horta a transformar-se também num “espaço” de cultura. Este encontro vai ter lugar no dia 05 de Junho, pelas 10h00, na horta da EB do Prado.

Na terça-feira, dia 06 de Junho, e a convite do Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Vila Real, Grilo Verde sobe ao palco da IV Mostra Escolar de Vila Real, espectáculo com que a Filandorra “encerra” a programação da Semana da Criança, iniciativa desenvolvida anualmente pela Companhia para promover o acesso do público infantil ao Teatro criando hábitos de fruição regular, contribuindo assim para o enriquecimento e formação pessoal das crianças.
Filandorra no "Palco" da Horta Escolar Reviewed by Notícias do Nordeste on quarta-feira, maio 31, 2017 Rating: 5

Sem comentários:

O Notícias do Nordeste informa que os comentários são sempre da exclusiva responsabilidade dos seus autores, mesmo quando feitos sob a forma de anonimato. Este é um espaço público e de partilha de ideias e opiniões. Identifique-se com o seu nome verdadeiro, mas não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada, e por favor não utilize linguagem imprópria para veicular a sua opinião. Obrigado!
Informa-se ainda que todos os comentários ofensivos feitos sobre a forma de anonimato serão removidos pelos gestores do site.

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.