1

Temos em Arquivo

Primeiro Encontro de Autarcas do BE da Região de Trás-os-Montes e Alto Douro decorreu em Favaios. Deputado Pedro Soares esteve presente

O Bloco de Esquerda (BE) reuniu ontem, sábado, na vila de Favaios, concelho de Alijó, os autarcas que foram eleitos na região de Trás-os-Montes e Alto Douro nas últimas eleições autárquicas. Em debate estiveram temas relacionadas com a região e questões relativas aos Planos Plurianuais de Investimento autárquico e respectivos orçamentos, numa acção de formação levada a cabo por membros do BE.

Primeiro Encontro de Autarcas do BE da Região de Trás-os-Montes e Alto Douro decorreu em Favaios
O Teatro António Augusto de Assunção, em Favaios, esteve ontem ocupado com membros, simpatizantes e autarcas eleitos na região pelo BE. O número de eleitores que nas passadas eleições autárquicas votaram no BE subiu significativamente na região transmontana, o que levou este partido a delinear novas estratégias para a atuação em regiões e concelhos do interior, e em particular na região de Trás-os-Montes e Alto Douro onde habitualmente tinha uma votação sem grande expressividade. O quadro parece começar a mudar e os responsáveis pelo BE não querem perder a oportunidade de fortalecer o partido nesta região tradicionalmente muito conservadora.

PUB
Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

No caso particular do concelho de Alijó, espaço escolhido para a realização deste primeiro encontro, os bloquistas tiveram mais de 750 votos, tendo eleito dois deputados à Assembleia Municipal e vários membros às Assembleias de Freguesia de Alijó, Favaios e Santa Eugénia.

Em Favaios, no Teatro António Augusto de Assunção, os autarcas recentemente empossados receberam uma ação de formação com vista a posicionarem as suas atuações no âmbito das representações que detém nas diferentes assembleias municipais e de freguesia da região transmontana. Sublinhe-se que no caso particular de Alijó o BE não elegeu um vereador por uma escassa margem de votos, o que incentiva o partido a apostar neste concelho duriense, onde o objetivo central "é aumentar de forma crescente e responsável a sua capacidade de influência política".

Comissão Política do BE foi recebida pela Direcção da Adega Cooperativa de Favaios
No encontro dos autarcas esteve presente o deputado Pedro Soares que aproveitou a oportunidade para efetuar uma visita à Adega Cooperativa de Favaios, produtora do famoso vinho moscatel. Aqui, a Comissão Política do BE foi recebida pela direcção daquela instituição representativa dos cerca de 500 viticultores que produzem moscatel no planalto de Favaios.

Neste encontro, Pedro Soares inteirou-se de algumas particularidades relacionadas com a forma de gestão e de organização desta cooperativa que constitui um caso exemplar dentro da região duriense, quer pela forma como se relaciona com os seus associados, “pagando-lhes a tempos e horas”, quer na inovação e modernização que colocou e coloca na produção e distribuição de um produto local e único que chega, cada vez mais, às mais diversas partes do país e do mundo.

Os representantes do Bloco foram ainda conduzidos numa visita guiada ao longo dos diferentes espaços que constituem a cooperativa, tendo essa visita culminado numa sessão de provas do afamado néctar.

Primeiro Encontro de Autarcas do BE da Região de Trás-os-Montes e Alto Douro decorreu em Favaios
O Primeiro Encontro de Autarcas do BE de Trás os Montes e Alto Douro não terminou sem um reparo ao estado de degradação em que se encontra o teatro local António Augusto de Assunção, um edifício construído em 1919 e que constitui um verdadeiro ex-libris da história cultural da vila de Favaios. Quer Jorge Carvalho, candidato pelo BE em Alijó, quer Luis Pereira e António Rocha, deputados eleitos à Assembleia Municipal de Alijó pelo mesmo partido, defenderam a necessidade do lançamento urgente de um plano de recuperação deste edifício, “de forma a que a atividade teatral possa continuar na localidade com as condições de dignidade que permitam preservar todo o património histórico e cultural que gravita à volta da tradição de fazer teatro na vila de Favaios”.

Primeiro Encontro de Autarcas do BE da Região de Trás-os-Montes e Alto Douro decorreu em Favaios. Deputado Pedro Soares esteve presente Reviewed by Notícias do Nordeste on domingo, novembro 26, 2017 Rating: 5

Sem comentários:

O Notícias do Nordeste informa que os comentários são sempre da exclusiva responsabilidade dos seus autores, mesmo quando feitos sob a forma de anonimato. Este é um espaço público e de partilha de ideias e opiniões. Identifique-se com o seu nome verdadeiro, mas não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada, e por favor não utilize linguagem imprópria para veicular a sua opinião. Obrigado!
Informa-se ainda que todos os comentários ofensivos feitos sobre a forma de anonimato serão removidos pelos gestores do site.

Noticias do Nordeste © 2005 - 2018 | Registo ERC:125301
Periodicidade: Diário | Diretor: Luis Pereira | Ficha Técnica|Estatuto Editorial

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.