1

Temos em Arquivo

Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo recebeu José Luís Peixoto

José Luís Peixoto, um dos mais conceituados escritores da sua geração esteve no passado dia 14 de Junho, à conversa com o público moncorvense, na Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo, no âmbito da iniciativa "Somos Douro".

Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo recebeu José Luís Peixoto
A sessão teve início com as palavras do Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves, e da curadora da iniciativa, Anabela Mota Ribeiro.

Ouça as declarações de José Luis Peixoto aquando da sua passagem por Torre de Moncorvo.
José Luís Peixoto falou sobre literatura, fez uma reflexão sobre as obras e as influências de vários escritores da sua geração, falando também de si. Como vencedor do prémio José Saramago de 2001 não pode deixar de falar de José Saramago, da sua obra e importância em todo o mundo.

No que diz respeito a esta iniciativa o escritor referiu que “ é muito importante ter estas oportunidades de ir a todo o país e também expor o meu trabalho e as minhas ideias, com a expectativa de que assim possa criar alguma curiosidade sobre aquilo que escrevo e que também os meus livros sejam lidos aqui. Até porque um dos temas fundamentais daquilo que escrevo é Portugal, é esta reflexão identitária que enquanto portugueses devemos fazer, para também podermos saber quem somos e a partir daí tomarmos decisões e termos uma consciência maior de nós próprios. Eu escrevo em português, os leitores em que eu penso são os portugueses e por isso faz muito sentido aproveitar estas oportunidades e ir ao seu encontro, seja aqui em Torre de Moncorvo ou noutros lugares.”

Já o Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves, referiu que “Torre de Moncorvo teve duas ações, uma com Richard Zimler e outra com José Luís Peixoto que verteram em dois temas que são importantes para a cultura e tradição do concelho. Richard

PUBLICIDADE

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

Zimler na parte judaica e José Luís Peixoto como o segundo autor a ganhar o Prémio José Saramago, um estudioso de saramago, um autor de ficção de viagens e porque veio falar sobre a Viagem a Portugal de Saramago. Não nos podemos esquecer que quando inaugurámos a Loja Interativa de Turismo, em 2014, fizemos questão que uma das frases que constam desta Loja Interativa de Turismo fosse uma frase retirada deste livro. Foi este contexto, o judaísmo e a Viagem de Portugal de Saramago onde refere Moncorvo, que fizeram que fossem estes autores os escolhidos para estas ações
.”

No final, o escritor respondeu a algumas questões levantadas pelo público presente sobre a sua obra e carreira e também sobre o nobel da literatura, José Saramago.

Luciana Raimundo

Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo recebeu José Luís Peixoto Reviewed by Notícias do Nordeste on terça-feira, junho 19, 2018 Rating: 5

Sem comentários:

O Notícias do Nordeste informa que os comentários são sempre da exclusiva responsabilidade dos seus autores, mesmo quando feitos sob a forma de anonimato. Este é um espaço público e de partilha de ideias e opiniões. Identifique-se com o seu nome verdadeiro, mas não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada, e por favor não utilize linguagem imprópria para veicular a sua opinião. Obrigado!
Informa-se ainda que todos os comentários ofensivos feitos sobre a forma de anonimato serão removidos pelos gestores do site.

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.