1

Temos em Arquivo

Richard Zimler falou sobre a religião judaica em Torre de Moncorvo

No passado dia 9 de junho, Richard Zimler esteve à conversa com a população de Torre de Moncorvo, na Igreja da Misericórdia, sobre a cultura e a religião judaica na região do douro.

Richard Zimler falou sobre a religião judaica, em Torre de Moncorvo
No início da sessão tomaram a palavra o Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves, o Presidente da CCDR-N, Fernando Freire de Sousa e a curadora da iniciativa, Anabela Mota Ribeiro.

Ouça aqui as declarações prestadas por Anabela Mota Ribeiro, Fernando Freire de Sousa, Nuno Gonçalves e Richard Zimler
Richard Zimler falou da destruição da comunidade judaica portuguesa e dos mitos e fantasias sobre os judeus que ainda existem em Portugal em 2018, assim como sobre a presença judaica no interior de país. Para Richard Zimler é importante falar da história judaica em Portugal, “ Torre de Moncorvo tinha uma história importante em relação aos judeus, pode vir a ter mais visitantes dos Estados Unidos, Israel e outros sítios com judeus. Eu penso que é uma questão de justiça, os judeus foram perseguidos cá, fugiram de cá e nós devemos tentar restabelecer pelo menos a história dos Judeus de cá.”

O Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo falou da importância desta iniciativa para o concelho salientado que “vem ao encontro daquilo que temos defendido e manifestado como um dos princípios da cultura de Torre de Moncorvo, que é a cultura judaica. E por isso é muito importante termos o Richard Zimler a falar da cultura judaica que ele tão bem conhece e do património que Moncorvo quer preservar.”

Richard Zimler falou sobre a religião judaica, em Torre de Moncorvo
Explicou também porque foi escolhida a Igreja da Misericórdia para a realização deste evento. “Esta igreja tem um grande simbolismo, primeiro porque retrata de alguma forma esta conversão dos cristãos

PUBLICIDADE

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

novos e que ajudaram a construir um templo católico para de alguma forma fazerem acreditar o resto da população que eles se tinham convertido. E segundo porque estamos paredes meias com a antiga sinagoga e que será o futuro Centro de Estudos Judaicos do concelho
.”

No final, o público presente teve a oportunidade de colocar algumas questões, a que o escritor prontamente respondeu.

A iniciativa realiza-se no âmbito do programa Somos Douro promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e vai percorrer os 19 municípios do douro.

Richard Zimler falou sobre a religião judaica em Torre de Moncorvo Reviewed by Notícias do Nordeste on quinta-feira, junho 14, 2018 Rating: 5

Sem comentários:

O Notícias do Nordeste informa que os comentários são sempre da exclusiva responsabilidade dos seus autores, mesmo quando feitos sob a forma de anonimato. Este é um espaço público e de partilha de ideias e opiniões. Identifique-se com o seu nome verdadeiro, mas não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada, e por favor não utilize linguagem imprópria para veicular a sua opinião. Obrigado!
Informa-se ainda que todos os comentários ofensivos feitos sobre a forma de anonimato serão removidos pelos gestores do site.

Noticias do Nordeste © 2005 - 2018 | Registo ERC:125301
Periodicidade: Diário | Diretor: Luis Pereira | Ficha Técnica|Estatuto Editorial

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.