1

Temos em Arquivo

União das Misericórdias Portuguesas promove Jornadas de Museologia nas Misericórdias

Iniciativa decorre no Auditório Paulo Quintela, em Bragança, no próximo dia 15 de junho, a partir das 10h, com a presença do Diretor Regional de Cultura, António Ponte.

União das Misericórdias Portuguesas promove Jornadas de Museologia nas Misericórdias
A Misericórdia de Bragança, em parceria com a União das Misericórdias Portuguesas (UMP) e com o apoio da Câmara Municipal de Bragança, vai realizar as Jornadas de Museologia nas Misericórdias. A realizar-se no próximo 15 de junho em Bragança, a quinta edição desta iniciativa, que se associa às comemorações dos 500 anos da Santa Casa local e ao Ano Europeu do Património Cultural (AEPC 2018), permite uma reflexão útil sobre a realidade e as potencialidades do património museológico das Misericórdias e sobretudo sobre as boas-práticas e os princípios mais adequados para a sua proteção.

PUBLICIDADE

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

A edição deste ano das Jornadas pretende debater as oportunidades e os desafios do património e dos museus para o desenvolvimento e crescimento do turismo.

Através das suas realidades museológicas, as Misericórdias têm vasta experiência e conhecimento, uma vez que ao longo de séculos foram, e ainda são, promotoras de cultura e tradições locais.

As Jornadas “Museologia nas Misericórdias” realizam-se anualmente para refletir sobre a realidade existente nas Misericórdias, para avaliar os constrangimentos e sobretudo para projetar a intervenção futura.

Presentemente, as Misericórdias têm cerca de 70 realidades museológicas que se traduzem em museus, casas museu, núcleos museológicos, centros interpretativos, centros de memória, espaços musealizados, coleções visitáveis, entre outros.

A quinta edição das Jornadas realiza-se no próximo dia 15 de junho, a partir das 10h no Auditório Paulo Quintela, em Bragança, com a participação gratuita mediante inscrição.

A sessão de abertura contará com a presença do Diretor Regional de Cultura, António Ponte; do Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Bragança, Eleutério Alves; e do Presidente da UMP, Manuel de Lemos. O encontro termina com uma visita ao Museu Etnográfico Belarmino Afonso.

Sobre a União das Misericórdias Portuguesas (UMP) 
Enquanto promotora da economia social, a UMP tem pautado a sua atuação pelo diálogo entre as Misericórdias e os diversos parceiros institucionais, participando ativa-mente na definição e execução de políticas públicas sociais, com o objetivo de asse-gurar respostas sociais e de saúde que contribuam para o desenvolvimento de uma rede de apoio para o bem-estar da população.

Em todo o território português existem atualmente 387 Misericórdias, algumas com mais de 500 anos de existência. Apoiando diariamente mais de 165 mil pessoas em todo o país em áreas sociais estratégicas, como a educação, saúde, inclusão socioprofissional, as Misericórdias detêm 23 hospitais e 118 unidades de cuidados continuados.
União das Misericórdias Portuguesas promove Jornadas de Museologia nas Misericórdias Reviewed by Notícias do Nordeste on quarta-feira, junho 13, 2018 Rating: 5

Sem comentários:

O Notícias do Nordeste informa que os comentários são sempre da exclusiva responsabilidade dos seus autores, mesmo quando feitos sob a forma de anonimato. Este é um espaço público e de partilha de ideias e opiniões. Identifique-se com o seu nome verdadeiro, mas não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada, e por favor não utilize linguagem imprópria para veicular a sua opinião. Obrigado!
Informa-se ainda que todos os comentários ofensivos feitos sobre a forma de anonimato serão removidos pelos gestores do site.

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.