1

Temos em Arquivo

O que é a Cleptomania?

A Cleptomania é uma das Perturbações do Controlo dos Impulsos. As outras são a Perturbação do Controlo dos Impulsos, o Transtorno Explosivo Intermitente, a Piromania, a Tricotilomania e a Perturbação do Controlo dos Impulsos sem outra especificação.

Em todas elas a pessoa é incapaz de resistir a um impulso, vontade ou tentação de causar perigo a si próprio ou a terceiros. Primeiro (antes) sente tensão e excitação, depois (durante) prazer, gratificação ou alívio e, por fim (após), arrependimento, vergonha, tristeza ou culpa. Na Cleptomania, em específico, a pessoa sente um impulso irresistível e involuntário para roubar objectos sem valor ou utilidade.

PUBLICIDADE

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

Parece existir uma relação com uma alteração hormonal: disfunção da serotonina. A Cleptomania pode ser:
1. Esporádica
2. Episódica
3. Crónica

O tratamento pode consistir em medicamentos para reduzir depressão e ansiedade (psiquiatra) e trabalho ao nível do padrão do comportamento: frequência, horário, tempo despendido, consequências pessoais, factores precipitantes externos/internos, stressores psicossociais (psicólogo).

Marta Pimenta de Brito (Psicóloga)
Conteúdo fornecido por Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva
O que é a Cleptomania? Reviewed by Notícias do Nordeste on segunda-feira, julho 09, 2018 Rating: 5

Sem comentários:

O Notícias do Nordeste informa que os comentários são sempre da exclusiva responsabilidade dos seus autores, mesmo quando feitos sob a forma de anonimato. Este é um espaço público e de partilha de ideias e opiniões. Identifique-se com o seu nome verdadeiro, mas não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada, e por favor não utilize linguagem imprópria para veicular a sua opinião. Obrigado!
Informa-se ainda que todos os comentários ofensivos feitos sobre a forma de anonimato serão removidos pelos gestores do site.

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.