1

Temos em Arquivo

Paisagem do Azibo corre mundo via rádio

Um grupo de radioamadores portugueses aproveitou o fim de semana prolongado de 5 de outubro para estabelecer uma estação de comunicações em onda curta na Albufeira do Azibo, Macedo de Cavaleiros, no âmbito de uma atividade que destaca e celebra os parques naturais e paisagens protegidas de todo o mundo.


Organizado pela Associação de Radioamadores de Entre Tâmega e Douro (ARETD), o evento contou com o apoio da Ecoparks Azibo e resultou no estabelecimento de cerca de 700 contactos com entusiastas das telecomunicações, um pouco por todo o planeta. “Durante o fim de semana, o Azibo esteve praticamente nos ouvidos e bocas do mundo”, esclarece Paulo Alexandre Teixeira, presidente da ARETD e um dos operadores da estação. Segundo ainda uma base de dados partilhada entre todos os praticantes desta modalidade, terão sida perto de duas mil as consultas da informação sobre esta atividade em particular.

De acordo com o dirigente associativo, o programa designado por World Wide Flora and Fauna (WWFF) é uma forma de encorajar os radioamadores a realizar atividades ao ar livre e de dar destaque aos parques e reservas naturais um pouco por todo o mundo.

A Paisagem Protegida do Azibo localizada, na sua quase totalidade, no concelho de Macedo de Cavaleiros, abrange as freguesias de Vale da Porca, Santa Combinha, Podence, Salselas, Vale de Prados e ainda a freguesia de Quintela de Lampaças, no concelho de Bragança. De acordo com o dirigente da ARETD, é uma das 878 referências nacionais registadas no programa WWFF que, na sua totalidade, abrange mais de 20 mil locais naturais.

Os radioamadores que organizaram a atividade destacaram, também, a preciosa colaboração de várias entidades, nomeadamente da Ecoparks Azibo, local onde se realizou o evento.

Este tipo de atividade tem sempre os seus custos associados, em particular quando se desenrola ao longo de vários dias. O estabelecimento de acordos de apoio com outras entidades e indivíduos é essencial para que o evento ganhe escala e tenha maior impacto”, adianta Nuno Pereira Gomes, outro dos organizadores deste evento. E acrescenta,“o apoio da Ecoparks Azibo foi essencial ao sucesso da operação. Aliás, ficou bem acima das expetativas pois, sinceramente, não estávamos à espera de uma receção tão acolhedora”.

Por seu lado, Paulo Alexandre Teixeira acrescenta que o evento não se esgota aqui. Ao longo das próximas semanas, a associação vai enviar a cada um dos cerca de 700 radioamadores contatados um postal alusivo ao evento, ilustrado com uma imagem de um Mergulhão de Crista, uma das várias espécies de aves que se pode encontrar na Albufeira do Azibo.

Para o radioamador, o postal é essencial na validação do contato e para a obtenção de um ou mais diplomas. Mas também é um excelente veículo de promoção do local onde se realizou a atividade. Neste caso, ganham todos: os radioamadores, os patrocinadores e a região em si”, conclui o dirigente da ARETD.

O que é o Radioamadorismo?
O Radioamadorismo é um hobby técnico-científico e, simultaneamente, um serviço de comunicações via rádio com praticantes em todo o mundo, devidamente legalizado e sob a tutela da autoridade nacional responsável, neste caso a Autoridade Nacional para as Comunicações - ANACOM. Tendo em conta o seu potencial como rede de emergência em caso de catástrofe, com a capacidade de manter comunicações entre diversos intervenientes num teatro de operações, os radioamadores gozam do estatuto de utilidade pública.

Não obstante de ser uma atividade técnico-científica e de reconhecida utilidade pública, o radioamadorismo também tem uma vertente desportiva, onde os seus praticantes visam alcançar determinados objetivos ou metas. Isto é formalizado através de inúmeros concursos e outras atividades realizados ao longo do ano, onde se compete para obter o maior número de contatos em determinado período de tempo, por exemplo. Uma variante a esta atividade é a instalação temporária de uma estação de comunicações em pontos onde, normalmente, não existe esse tipo de equipamento ou em observação de caraterísticas especiais do local.

Quem é a Associação de Radioamadores de Entre Tâmega e Douro
Fundada em 2010, a Associação de Radioamadores de Entre Tâmega e Douro, com sede em Amarante, é uma entidade sem fins lucrativos que se constituiu para defender os interesses dos radioamadores da região e promover os aspetos técnicos, científicos e do apoio em emergência inerente à atividade. Nesse sentido, a ARETD é responsável pela operação de uma rede de comunicações de uso comum e pela realização de diversos encontros e atividades.

Quem é o Ecopark Azibo
O EcoPark Azibo é um parque localizado num espaço de excelência natural e diversificado no contexto da biodiversidade - o Azibo, no concelho de Macedo de Cavaleiros. Tendo como plano de fundo a Ribeira - Albufeira do Azibo, recentemente aclamada como uma das 7 Maravilhas - Praias de Portugal, a sua génese assenta no conceito “Eco-Discovery”, proporcionando aos amantes da natureza e do turismo ativo momentos de descoberta únicos em grupo ou em família.

A natureza e a cultura das Terras de Cavaleiros são a principal inspiração para criação e realização de atividades que culminam em experiências diversificadas nas áreas do turismo ativo/natureza, cultural, saúde e bem-estar. O EcoPark Azibo dispõe de 5 Casas de Montanha, típicas pela rusticidade da sua construção que alia o granito à madeira, plenamente enquadradas na paisagem rural e natural da Albufeira do Azibo.


Paisagem do Azibo corre mundo via rádio Reviewed by Notícias do Nordeste on quinta-feira, outubro 11, 2018 Rating: 5

Sem comentários:

O Notícias do Nordeste informa que os comentários são sempre da exclusiva responsabilidade dos seus autores, mesmo quando feitos sob a forma de anonimato. Este é um espaço público e de partilha de ideias e opiniões. Identifique-se com o seu nome verdadeiro, mas não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada, e por favor não utilize linguagem imprópria para veicular a sua opinião. Obrigado!
Informa-se ainda que todos os comentários ofensivos feitos sob a forma de anonimato serão removidos pelos gestores do site.

Noticias do Nordeste © 2005 - 2018 | Registo ERC:125301
Periodicidade: Diário | Diretor: Luis Pereira | Ficha Técnica|Estatuto Editorial

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.