1

Temos em Arquivo

Deputados da Assembleia Municipal visitaram o Arquivo Histórico Municipal de Alfândega da Fé

No passado dia 23 de fevereiro, os deputados da Assembleia Municipal de Alfândega da Fé fizeram uma visita ao Arquivo Histórico Municipal para conhecerem o trabalho que está a ser desenvolvido pelo historiador Francisco José Lopes, na organização e preservação dos documentos e registos históricos da autarquia.

Deputados da Assembleia Municipal visitaram o Arquivo Histórico Municipal
Atualmente, o fundo documental tem 755 unidades classificadas e mais de 300 preparadas para esse fim que vão estar disponíveis para consulta na Biblioteca Municipal. Após a intervenção do historiador, o acervo documental do Arquivo Histórico Municipal passou a estar organizado de forma precisa, por datas, tipo de documento e assunto, com recurso aos meios digitais que vão facilitar a pesquisa. Muitos destes documentos estavam arrumados sem qualquer critério e vários deles em mau estado de conservação, com risco de se perder toda a informação neles contida.

Os autos da Câmara Municipal (de 1791 a 1910), o livro do Tombo dos Bens do Concelho (1766), o Livro de Matrículas e de Expostos às amas (1783-1807), os livros de registo de Testamentos da antiga Administração do Concelho (1840-1897) e alguns documentos relativos ao ensino, entre outros, vão poder ser consultados em versão digital. Neste momento já estão digitalizados e prontos para consulta 30 livros e outros tantos estão a ser preparados para o mesmo fim.

Entretanto, os resumos dos autos da Câmara Municipal (de 1791 a 1910 e de 1974 a 1993) e das atas das sessões da Assembleia Municipal (de 1977 a 1991) também ficarão disponíveis para consulta, quer em cadernos próprios, quer em formato digital (pdf).

Numa outra fase deste trabalho ficarão igualmente disponíveis os resumos dos autos da Câmara Municipal e das Comissões Administrativas de 1910 a 1974, bem como os respetivos livros em formato digital. Este é um trabalho que a autarquia considera necessário e importante para a preservação dos registos históricos do concelho e paralelamente tem sido acompanhado da publicação de livros que divulgam este acervo documental, particularmente os autos da Câmara Municipal.

O primeiro volume do “Roteiro Documental do Arquivo Histórico Municipal” foi publicado em 2016 e o segundo volume já se encontra editado, preparando-se a sua apresentação ao público. O Arquivo Histórico Municipal está instalado numa sala da Biblioteca Municipal, local onde muito brevemente os interessados poderão fazer as consultas referidas.

Deputados da Assembleia Municipal visitaram o Arquivo Histórico Municipal de Alfândega da Fé Reviewed by Notícias do Nordeste on sábado, março 09, 2019 Rating: 5

Sem comentários:

O Notícias do Nordeste informa que os comentários são sempre da exclusiva responsabilidade dos seus autores, mesmo quando feitos sob a forma de anonimato. Este é um espaço público e de partilha de ideias e opiniões. Identifique-se com o seu nome verdadeiro, mas não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada, e por favor não utilize linguagem imprópria para veicular a sua opinião. Obrigado!
Informa-se ainda que todos os comentários ofensivos feitos sob a forma de anonimato serão removidos pelos gestores do site.

Noticias do Nordeste © 2005 - 2018 | Registo ERC:125301
Periodicidade: Diário | Diretor: Luis Pereira | Ficha Técnica|Estatuto Editorial

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.