1

Temos em Arquivo

Município de Alfândega da Fé quer ajudar Produtores de Castanha do concelho

Pragas e doenças dos castanheiros vão ter acompanhamento especializado. No passado dia 12 de Fevereiro realizou-se uma ação preventiva de recolha para analisar a presença da vespa das galhas do castanheiro (Dryocosmus kuriphilus) no concelho de Alfândega da Fé.

Município de Alfândega da Fé quer ajudar Produtores de Castanha do concelho
Esta ação tem como objectivo a recolha de dados sobre o avanço desta praga no concelho para que a luta biológica, através de largadas de Torymus sinensis, inseto que elimina o parasita, se inicie logo que existam focos desta praga no território.

Esta praga foi identificada no verão de 2018, entre as aldeias da Burga, concelho de Macedo de Cavaleiros, e Colmeais no concelho de Alfândega da Fé. Para despistar e antecipar a luta biológica foram monitorizados soutos nas aldeias de Colmeais e Covelas, sendo que esta última, está isenta de ataque.

A autarquia entende que é necessário trabalhar junto dos agricultores de forma a prevenir o alastramento deste parasita que diminui drasticamente a produção dos castanheiros e que pode causar um grande prejuízo económico no setor.

Para além disso, o Município de Alfândega da Fé quer continuar a trabalhar no plano de combate às principais pragas e doenças que atacam os soutos e que é necessário continuar a combater, como o cancro e a tinta do castanheiro, em conjunto com a Cooperativa Agrícola de Alfândega da Fé e o Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos.

Atenta a estas problemáticas, a autarquia de Alfândega da Fé a vai disponibilizar em breve mais um serviço de apoio aos produtores.

Município de Alfândega da Fé quer ajudar Produtores de Castanha do concelho Reviewed by Notícias do Nordeste on sexta-feira, março 08, 2019 Rating: 5

Sem comentários:

O Notícias do Nordeste informa que os comentários são sempre da exclusiva responsabilidade dos seus autores, mesmo quando feitos sob a forma de anonimato. Este é um espaço público e de partilha de ideias e opiniões. Identifique-se com o seu nome verdadeiro, mas não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada, e por favor não utilize linguagem imprópria para veicular a sua opinião. Obrigado!
Informa-se ainda que todos os comentários ofensivos feitos sob a forma de anonimato serão removidos pelos gestores do site.

Noticias do Nordeste © 2005 - 2018 | Registo ERC:125301
Periodicidade: Diário | Diretor: Luis Pereira | Ficha Técnica|Estatuto Editorial

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.