1

Temos em Arquivo

AECT Duero‐Douro apresenta programa de Promoção do Património Cultural da Fronteira

O AECT Duero‐Douro apresenta um programa de Promoção do Património Cultural da Fronteira através da divulgação da Coleção MÁSCARAS Rituais de Portugal de Roberto Afonso. A exposição “Máscaras Rituais de Portugal ‐ coleção de Roberto Afonso”, estará patente ao público no Museu do Ferro, na vila de Torre de Moncorvo, a partir de domingo, 9 de junho, até final do mês, com inauguração às 15h30.

AECT Duero‐Douro apresenta um programa de Promoção do  Património Cultural da Fronteira 
As festas de Inverno, em Portugal, têm o seu início no dia 31 de outubro, em Cidões ‐ Vinhais, com a Festa da Cabra e do Canhoto. Seguem‐se as festas de dezembro, na sua maior parte dedicadas a Santo Estêvão, o padroeiro dos rapazes, continuando durante o mês de janeiro, depois durante o Carnaval, culminando na Quarta‐feira de Cinzas com a Morte e os Diabos a saírem à rua em Vinhais e Bragança.

Fora deste período associado ao Solstício de Inverno, em Sobrado ‐ Valongo (Porto), a Bugiada, a 24 de junho, representa a única festa de verão com mascarados em Portugal. Nesta exposição são apresentadas 39 composições tridimensionais e 7 fatos representativos de festas do concelho de Vinhais, com 63 máscaras, de 36 artistas|artesãos, que representam 36 festas com mascarados em Portugal (distritos de Aveiro, Bragança, Coimbra, Porto e Viseu), ilustradas com textos de autores especialistas na matéria.

Num conceito que rompe com a tradicional e convencional exposição de máscaras, o conjunto das composições que o colecionador/investigador criou apresenta‐se, também, como um roteiro das festas com mascarados em Portugal, disposto cronologicamente, entre 31 de outubro, data em que ocorre a primeira festa, e 24 de junho, quando ocorre a última, conjugando vários elementos associados a cada ritual representado.

AECT Duero‐Douro apresenta programa de Promoção do Património Cultural da Fronteira Reviewed by Notícias do Nordeste on sexta-feira, junho 07, 2019 Rating: 5

Sem comentários:

O Notícias do Nordeste informa que os comentários são sempre da exclusiva responsabilidade dos seus autores, mesmo quando feitos sob a forma de anonimato. Este é um espaço público e de partilha de ideias e opiniões. Identifique-se com o seu nome verdadeiro, mas não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada, e por favor não utilize linguagem imprópria para veicular a sua opinião. Obrigado!
Informa-se ainda que todos os comentários ofensivos feitos sob a forma de anonimato serão removidos pelos gestores do site.

Noticias do Nordeste © 2005 - 2018 | Registo ERC:125301
Periodicidade: Diário | Diretor: Luis Pereira | Ficha Técnica|Estatuto Editorial

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.