1

Temos em Arquivo

Ciclo de Cinema Judaico chega a Bragança integrado no Terra(s) de Sefarad

O Terra(s) de Sefarad tem também na sua programação uma Mostra de Cinema Judaico e Sefardita, dias 19, 20 e 21, contando com um conjunto de filmes tais como “Uma História de Amor e Trevas”, “Ida”, “Ellis”, “Querido Deus” e “Debaixo do Céu”, que serão projetados no Jardim do Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, com entrada gratuita.

Ciclo de Cinema Judaico chega  Bragança integrado no erra(s) de Sefarad
O filme ”Sefarad”, uma longa-metragem realizada por Luís Ismael, produzido pela Comunidade Israelita do Porto e que foi estreado em janeiro no Miami Jewish Festival – conta a história dos judeus em Portugal ao longo de 500 anos, da Idade Média aos nossos dias, sem esquecer o período da Inquisição —, vai ser exibido no Congresso Internacional “Diásporas, Identidade e Globalização”, dia 19 junho pelas 17h00, no âmbito do Terra(s) de Sefarad — Encontros de Culturas Judaico-Sefardita, que de 19 a 23 de junho faz de Bragança o centro da cultura sefardita.

Esta mostra de cinema judaico e sefardita, da qual consta documentários, curtas e ficção, com curadoria de Elena Piatok, do Festival Judaica, arranca no dia 19 com “Uma História de Amor e Trevas”, de Natalie Portman. Prossegue no dia seguinte, também com início às 22h00, com “Ida”, de Pawel Pawlikowski. Na sexta-feira, dia 21, são projetados três filmes: “Ellis”, de JR, com Robert de Niro; “Querido Deus”, de Erez Tadmor, Guy Nattiv; e “Debaixo do Céu”, de Nicholas Oulman, sempre com entrada gratuita.

Sobre “Sefarad”, o realizador Luís Ismael – conhecido do grande público pela trilogia Balas & Bolinhos, escreveu no Facebook aquando da estreia do filme junto da Comunidade Judaica do Porto o seguinte: “foi uma experiência muito positiva assistir à estreia de um filme português com actores e actrizes nacionais, feito por portugueses e filmado em Portugal, ter a sua antestreia em Miami e obter uma reação tão calorosa e interessada da plateia. Pessoalmente foi um desafio dar imagens a um argumento que não é meu e filmar uma história de época que começa em 1496 e termina em 2018. Épico!Espero que Portugueses tenham a oportunidade de ver o filme e ficar a conhecer a vida do Capitão Barros Basto e da Comunidade Judaica do Porto”.

  Reflexão sobre a memória e o património judaico

É já na próxima semana que Bragança recebe personalidades da área do conhecimento, do empreendedorismo, da cultura, da arte, da música e do cinema, que ao longo de cinco dias, de 19 a 23 de junho, colocam a capital do Nordeste no centro do saber sefardita, acolhendo a segunda edição do Terra(s) de Sefarad — Encontros de Culturas Judaico-Sefardita.

O Congresso Internacional sob o tema “Diásporas, Identidade e Globalização”, com coordenação científica da Cátedra de Estudos Sefarditas ‘Alberto Benveniste’, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, assume particular relevo nesta edição do Terra(s) de Sefarad recolocando Bragança como centro incontornável da reflexão sobre a memória e o património judaico em Portugal e em todo o Norte da Península Ibérica.

O I Fórum Económico e do Empreendedorismo Sefardita, mas também o Encontro da Historiografia Local e Regional Sefardita, exposições, sons da diáspora e a música sefardita, mostra de cinema judaico-sefardita e o mercado Kosher voltam a enriquecer o Terra(s) de Sefarad, alargando às mais diversas áreas a importância e o legado da cultura judaico-sefardita, que por estes dias faz convergir a Bragança figuras e pessoas de renome nacional e internacional, na área do conhecimento, das artes e da música, mas também empreendedores e descendentes sefarditas.

Ciclo de Cinema Judaico chega a Bragança integrado no Terra(s) de Sefarad Reviewed by Notícias do Nordeste on sexta-feira, junho 14, 2019 Rating: 5

Sem comentários:

O Notícias do Nordeste informa que os comentários são sempre da exclusiva responsabilidade dos seus autores, mesmo quando feitos sob a forma de anonimato. Este é um espaço público e de partilha de ideias e opiniões. Identifique-se com o seu nome verdadeiro, mas não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada, e por favor não utilize linguagem imprópria para veicular a sua opinião. Obrigado!
Informa-se ainda que todos os comentários ofensivos feitos sob a forma de anonimato serão removidos pelos gestores do site.

Noticias do Nordeste © 2005 - 2018 | Registo ERC:125301
Periodicidade: Diário | Diretor: Luis Pereira | Ficha Técnica|Estatuto Editorial

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.