1

Temos em Arquivo

CIM-Terras de Trás-os-Montes: Investimentos na Saúde e Transportes Públicos em análise

Está concluído o processo de restruturação da Rede de Transportes Públicos das Terras de Trás-os-Montes. O Conselho Intermunicipal da CIM-Terras de Trás-os-Montes aprovou, na reunião de 12 de junho, o Plano Operacional de Transportes Públicos do território. 

CIM-Terras de Trás-os-Montes:  Investimentos na Saúde e Transportes Públicos em análise 
Trata-se de um documento estratégico de planeamento, implementação e gestão que define a rede e os parâmetros do serviço de transportes públicos a implementar nas Terras de Trás-os-Montes e que vem dar resposta aos problemas de mobilidade até agora existentes, quer no que diz respeito às ligações municipais, quer no que concerne às ligações intermunicipais e inter-regionais.

A implementação deste Plano traduzir-se-á num aumento da oferta e consequentemente numa melhoria da cobertura e acessibilidade, assegurando o cumprimento dos critérios de serviços mínimos estabelecido pelo Regime Jurídico do Serviço Público do Transporte de Passageiros. Com a operacionalização desta estratégia entrará também em funcionamento o Sistema de Transportes a Pedido, que abrangerá toda a população residente. Sendo assim, as pessoas vão passar a dispor de uma oferta de transporte para a sua sede de concelho.

Esta estratégia foi delineada para dar resposta às necessidades das populações, contribuindo para colmatar a insuficiência da oferta da rede de Transportes Públicos, colocando em funcionamento uma rede que cubra todo o território, que ligue as localidades às sedes de concelho e que estabeleça as ligações necessárias entre os concelhos que integram a CIM-Terras de Trás-os-Montes e até com os que fazem fronteira com este território.

Criam-se, assim, as condições para que um maior número de viagens possa ser realizado em transporte público, contribuindo para um aumento das acessibilidades, da descarbonização e da inclusão social nas Terras de Trás-os-Montes.

O próximo passo será o lançamento de um concurso público internacional para a concessão do Sistema de Transportes Públicos na Região. Este processo de contratualização tem que estar fechado antes do final deste ano.

Mais Investimento para a Saúde

Nesta reunião do Conselho Intermunicipal, que decorreu na Biblioteca Municipal de Mirandela, esteve também em análise a necessidade de investimentos nos equipamentos da saúde no território. Carlos Vaz, Presidente do Conselho de Administração da ULS do Nordeste, apresentou ao Conselho Intermunicipal as prioridades neste campo. Para além dos investimentos que estão em curso e de outros que estarão para iniciar, o responsável deu nota da necessidade de um maior investimento quer ao nível infraestrutural, quer ao nível de aquisição de equipamentos para as diferentes unidades de saúde e requalificação de vários serviços. São carências que exigem um investimento superior a 4 milhões de euros. A isto junta-se a necessidade de contratar mais profissionais de saúde, numa lógica de melhoria contínua dos cuidados prestados à população.

A CIM das Terras de Trás-os-Montes entende a melhoria das condições e dos serviços de saúde no território como uma prioridade e elemento fundamental para a qualidade de vida das populações. Daí que mantenha com regularidade estes encontros com os responsáveis pela área no território. Tal tem como principal objetivo manter viva a cooperação institucional, contribuindo para a criação das sinergias necessárias de modo a que a qualidade dos serviços existentes sirva os interesses e necessidades da população.

Sónia Lavrador

CIM-Terras de Trás-os-Montes: Investimentos na Saúde e Transportes Públicos em análise Reviewed by Notícias do Nordeste on quinta-feira, junho 13, 2019 Rating: 5

Sem comentários:

O Notícias do Nordeste informa que os comentários são sempre da exclusiva responsabilidade dos seus autores, mesmo quando feitos sob a forma de anonimato. Este é um espaço público e de partilha de ideias e opiniões. Identifique-se com o seu nome verdadeiro, mas não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada, e por favor não utilize linguagem imprópria para veicular a sua opinião. Obrigado!
Informa-se ainda que todos os comentários ofensivos feitos sob a forma de anonimato serão removidos pelos gestores do site.

Noticias do Nordeste © 2005 - 2018 | Registo ERC:125301
Periodicidade: Diário | Diretor: Luis Pereira | Ficha Técnica|Estatuto Editorial

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.