1

Temos em Arquivo

CIMDOURO vai receber 22 milhões de euros para investimento territorial direto

A Comunidade Intermunicipal do Douro (CIMDOURO) vai receber da reprogramação do Programa Operacional Regional do Norte (NORTE2020) 22 milhões euros para investimento territorial direto.

CIMDOURO vai receber 22 milhões euros para investimento territorial direto
A reprogramação do NORTE 2020 incide fundamentalmente sobre três componentes essenciais para o desenvolvimento e coesão dos territórios, destacando-se o Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial (PDCT), o Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos (PROVERE) e os Planos de Ação de Regeneração Urbana (PARU).

"Em todas estas componentes, a CIMDOURO contestou a proposta inicial da Autoridade de Gestão (AG) do NORTE2020 por entender que os montantes previstos eram insuficientes para as necessidades da região e, depois de mais de quatro meses de intensas negociações, viu reconhecidas as reivindicações do Douro e conseguiu que na proposta final ficasse vertido que relativamente ao PDCT fosse alocada ao Douro uma verba de 12,9 milhões de euros; quanto ao PROVERE constasse uma dotação de 5,2 milhões de euros; e relativamente ao PARU, o Douro receberá 4,1 milhões de euros", garante fonte da CIMDOURO.

Na prática, o sucesso das negociações levadas a cabo pela CIM DOURO redundaram num aumento de 2,5 milhões de euros de verbas para a região, face à proposta inicial da Autoridade de Gestão, o que permitirá o desenvolvimento dos programas em curso, transversais aos 19 municípios.

Concretamente, refere a fonte da CIMDOURO "as estratégias de eficiência coletiva previstas no PROVERE, já aprovadas, terão um reforço da dotação, assim como o PDCT, que, de forma solidária e aceite por todos os municípios, canalizará, de forma imediata, uma parte do reforço da verba para intervenções em cinco escolas na área da CIMDOURO consideradas mais degradadas e a necessitar de obras urgentes".

O anúncio oficial das conclusões da negociação da reprogramação ocorreu no passado dia 10 de maio, no Museu do Côa, em Vila Nova de Foz Côa, enquadrado na sessão da Assembleia Intermunicipal, tendo merecido da parte dos membros eleitos para aquele órgão o reconhecimento pelo trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela CIMDOURO em prol da região e da notoriedade crescente no País.

Este processo foi ontem encerrado, numa reunião extraordinária do Conselho Intermunicipal, onde foi decidida a alocação destas verbas pelos projetos municipais e intermunicipais.

CIMDOURO vai receber 22 milhões de euros para investimento territorial direto Reviewed by Notícias do Nordeste on quarta-feira, junho 12, 2019 Rating: 5

Sem comentários:

O Notícias do Nordeste informa que os comentários são sempre da exclusiva responsabilidade dos seus autores, mesmo quando feitos sob a forma de anonimato. Este é um espaço público e de partilha de ideias e opiniões. Identifique-se com o seu nome verdadeiro, mas não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada, e por favor não utilize linguagem imprópria para veicular a sua opinião. Obrigado!
Informa-se ainda que todos os comentários ofensivos feitos sob a forma de anonimato serão removidos pelos gestores do site.

Noticias do Nordeste © 2005 - 2018 | Registo ERC:125301
Periodicidade: Diário | Diretor: Luis Pereira | Ficha Técnica|Estatuto Editorial

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.