1

Temos em Arquivo

“Sons em Diáspora”, Concertos de Música Sefardita em Bragança nos dias 19, 20 e 22 de junho

Os sons da diáspora e a música sefardita marcam este ano o Terra(s) de Sefarad — Encontros de Culturas Judaico-Sefardita, que de 19 a 23 de junho fazem de Bragança o epicentro da cultura sefardita também com a presença de grandes músicos no panorama nacional e internacional.

Terra(s) de Sefarad,  Yamma Assamble
Herança Longínqua, The Jazzphardic Project, Yamma Ensemble (Israel) e UDJAT (Portugal) marcam presença nesta 2ª edição do Terra(s) de Sefarad, proporcionando-nos música e canções sefarditas, hebraicas, por vezes com influências jazzísticas e de fusão, mas sempre tendo por elemento unificador a cultura sefardita.

Assim, no primeiro dia do Terra(s) de Sefarad, dia 19, pelas 20h00, logo após a inauguração, os “Herança Longínqua”, compostos por artistas lusos e espanhóis – Magna Ferreira (voz e percussão), Jed Barahal (violoncelo), Uxía Senlle (voz) e Sérgio Tannus (guitarra, percussões) – proporcionam um concerto intimista numa criação de canções produzidas de forma inédita para este evento e que terá como enquadramento o Jardim do Centro de Arte Contemporânea Graça Morais.

No dia seguinte, 20 de junho, pelas 21h30, no mesmo local os “The Jazzphardic Project” trazem-nos músicas e sonoridades sefarditas em forma de Jazz, com Rabi Yehonatan Elazar (sax, clarinete) & Cristina Díaz (piano).

A 22 de junho, a partir das 22h10, duas propostas preenchem a noite de sábado e prometem um grande concerto: os “Yamma Ensemble”, que se deslocam de Israel e os portugueses “UDJAT”. Os Yamma Ensemble, de renome internacional, trazem-nos música sefardita, hebraica e de fusão, por sua vez os UDJAT apresentam uma fusão de sonoridades sefardita com música portuguesa.

De destacar que, nesta iniciativa, promovida pelo Município de Bragança, todos os concertos são de entrada gratuita, sendo que no concerto do dia 20 será necessário efetuar a pré-reserva de entrada junto do Posto de Turismo Municipal.

Bragança centro do saber e do conhecimento sefardita

Recorde-se que já não falta muito para, mais uma vez, Bragança receber personalidades da área do conhecimento, do empreendedorismo, da cultura, da arte, da música e do cinema, que ao longo de cinco dias colocam a capital do Nordeste no centro do saber sefardita, acolhendo a segunda edição do Terra(s) de Sefarad — Encontros de Culturas Judaico-Sefardita.

O Congresso Internacional sob o tema “Diásporas, Identidade e Globalização”, com coordenação científica da Cátedra de Estudos Sefarditas ‘Alberto Benveniste’, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, assume particular relevo nesta edição do Terra(s) de Sefarad recolocando Bragança como centro incontornável da reflexão sobre a memória e o património judaico em Portugal e em todo o Norte da Península Ibérica.

O I Fórum Económico e do Empreendedorismo Sefardita, mas também o Encontro da Historiografia Local e Regional Sefardita, exposições, mostra de cinema judaico-sefardita e o mercado Kosher voltam a enriquecer o Terra(s) de Sefarad, alargando às mais diversas áreas a importância e o legado da cultura judaico-sefardita, que por estes dias faz convergir a Bragança figuras e pessoas de renome nacional e internacional, na área do conhecimento, das artes e da música, mas também empreendedores e descendentes sefarditas.

“Sons em Diáspora”, Concertos de Música Sefardita em Bragança nos dias 19, 20 e 22 de junho Reviewed by Notícias do Nordeste on sexta-feira, junho 07, 2019 Rating: 5

Sem comentários:

O Notícias do Nordeste informa que os comentários são sempre da exclusiva responsabilidade dos seus autores, mesmo quando feitos sob a forma de anonimato. Este é um espaço público e de partilha de ideias e opiniões. Identifique-se com o seu nome verdadeiro, mas não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada, e por favor não utilize linguagem imprópria para veicular a sua opinião. Obrigado!
Informa-se ainda que todos os comentários ofensivos feitos sob a forma de anonimato serão removidos pelos gestores do site.

Noticias do Nordeste © 2005 - 2018 | Registo ERC:125301
Periodicidade: Diário | Diretor: Luis Pereira | Ficha Técnica|Estatuto Editorial

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.